Log-In anuncia investimentos de R$ 800 milhões

A Log-In (Logística Intermodal) entra com tudo no mercado de logística. A companhia, ex-Docenave, antes pertencente à CVRD (Companhia Vale do Rio Doce), e que concluiu no final do mês passado a oferta pública de ações com a captação, através de oferta primária, de R$ 428,8 milhões, anunciou esta semana um investimento de peso para expandir sua oferta de serviços intermodais: nada menos que R$ 800 milhões, a serem investidos, nos próximos cinco anos, em novos navios, infra-estrutura e contêineres (fotos, arquivo CVRD).


Investimento – Entre os investimentos contemplados no pacote de R$ 800 milhões da Log-In está a construção, no Brasil, de cinco navios para transporte de contêineres na cabotagem. Orçados em aproximadamente US$ 350 milhões e com capacidade para 2.700 TEUs (contêiner de 20 pés) cada um, serão construídas no Estaleiro EISA, no Rio de Janeiro, com financiamento do Fundo de Marinha Mercante. Com as novas embarcações, a empresa tem perspectivas de aumentar em 300% a capacidade do seu serviço de navegação costeira.


Os investimentos serão destinados ainda a ampliação da capacidade do TVV (Terminal de Vila Velha). A unidade receberá R$ 65,4 milhões para a expansão de sua capacidade em cerca de 80% – dos atuais 310 mil para 550 mil TEUs e de 42 para 60 movimentos/hora, já para 2010. Esse valor inclui compra de equipamentos, reforma da área de armazenagem de contêineres e ampliação do número de portões de acesso para caminhões. Por fim, a Log-In também irá investir R$ 50 milhões na compra de novos contêineres, para a substituição e ampliação de sua frota atual, e em tecnologia da informação.


TVV: mais de R$ 65 milhões em investimentos


Resultados – No segundo trimestre, a Log-In movimentou um total de 102.423 TEUs (contêiner de 20 pés). De acordo com balanço divulgado esta semana pela empresa, trata-se de um volume 7,9% superior ao registrado no mesmo trimestre do ano passado. Já a receita operacional bruta total somou R$ 104 milhões, com crescimento de 8,3% sobre o período anterior.


Segundo a empresa, esses desempenhos foram impulsionados pelo aquecimento do comércio exterior brasileiro – segmento responsável por 59,4% da receita obtida dela entre abril e junho de 2007. Somente o Terminal de Vila Velha, movimentou no segundo trimestre 69.386 TEUs contra 60.965 TEUs em igual período de 2006. O tempo médio de espera na barra para atracação dos navios conteineiros no terminal, considerado um importante indicador de nível de serviço, caiu consideravelmente no período: de 10,3 horas para 30 minutos, cravando 46,5 movimentos/hora em abril e garantindo a vice-liderança do ranking de produtividade da Abratec (Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público).


Já a receita bruta com Navegação Costeira, realizado através de cinco navios afretados que ligam portos brasileiros a Argentina, somou R$ 47,7 milhões e cresceu 4,6% em relação ao segundo trimestre de 2006. De acordo com a empresa, esse resultado decorre, principalmente, do maior volume transportado nas rotas mais longas. Recentemente, obteve direitos de tonelagem da Frota Oceânica e Amazônica S/A. O que, segundo o diretor presidente da empresa, Mauro Dias, permitirá a ampliação da capacidade de transporte no serviço.


Já o serviço Trem Expresso, com trens diários que ligam o porto de Santos ao Centro-Oeste e a Camaçari, na Bahia, e o porto de Vitória ao Triângulo Mineiro, manteve receita semelhante à do segundo trimestre do ano passado (R$ 16 milhões). No entanto, o volume transportado subiu 24%, por conta das mudanças promovidas pela Log-In nas rotas. A prestação de serviços de planejamento e gestão logística para terceiros, por sua vez, teve crescimento expressivo: passou de R$ 700 mil no segundo trimestre de 2006 para R$ 2,4 milhões este ano (+242,9%).


Trajetória – A origem da Log-In remonta a 1962, quando ainda se chamava Docenave e era uma subsidiária da CVRD (Companhia Vale do Rio Doce)

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Fonte: Canal do Transporte

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