A Log-In, empresa de logística recém-fundada pela Vale do Rio Doce, vai operar três trens expressos de contêineres diários, como parte de um serviço de transporte intermodal, que inclui ainda navegação costeira, utilização de terminais e rodovia (em distâncias de até 200 quilômetros). As rotas são: São Paulo – Centro-Oeste, realizando o transporte de peças de automóveis para Goiás, entre outros; Triângulo Mineiro – Vitória, utilizando o Terminal de Vila Velha (TVV), no Espírito Santo; e São Paulo-Nordeste, ligando a Bahia ao Porto de Santos. A utilização da malha se dá pela compra da capacidade das ferrovias Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e da EF Vitória a Minas, controladas pela Vale, que detém 31,3% da nova companhia.
A Log In, que recentemente captou R$ 428,8 milhões com a oferta pública de ações na Bovespa, anunciou que investirá R$ 800 milhões nos próximos cinco anos. Os recursos serão destinados à construção de cinco navios (US$ 350 milhões, 90% financiado pelo Fundo de Marinha Mercante), com capacidade para 2.700 TEUs cada, na expansão do TVV (R$ 65,4 milhões) e na compra de novos contêineres (R$ 50 milhões), já que atualmente 100% da frota (oito mil unidades) é alugada. Com a aquisição, a empresa pretende ter 75% da frota própria. Com os investimentos, a Log-In pretende aumentar sua participação no mercado de transporte de contêineres por via marítima dos atuais 40% para 60%.
Até agora, no entanto, não há sinal de investimento em ferrovia, nem previsão de expansão do serviço. “Ainda não definimos esta parte, que depende da aprovação do conselho de administração da empresa. Podemos investir em leasing de vagões, por exemplo, caso haja necessidade, mas ainda é cedo”, afirmou o presidente da Log-In, Mauro Dias, não descartando a possível utilização de outras malhas dependendo do crescimento do negócio, que pode incluir cargas frigorificadas.
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De acordo com os resultados da empresa no segundo trimestre de 2007, divulgados nesta quarta-feira (dia 1), a Log-In transportou 102.423 TEUs, contra 94.940 TEUs no mesmo período do ano passado – um aumento de 7,9%. Destes, apenas 13.213 foram movimentados por trem (em 2006 foram 10.665).
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