A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) comprará 17 trens e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), 40. A aquisição foi autorizada pelo secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, segundo nota emitida pelo Metrô nesta quarta-feira, 15. Estima-se que o edital do processo de licitação, a ser realizado por meio de concorrência internacional, seja publicado ainda neste mês.
O fornecedor dos 57 trens deverá ser contratado em janeiro de 2008, e a entrega de todas composições, concluída até dezembro de 2010. Além deste processo, haverá uma outra licitação para modernizar os sistemas de sinalização e controle dos trens. Esta permitirá uma operação comercial automatizada, no sistema driverless, dispensando a existência de operadores de trem futuramente.
As novas composições para o Metrô terão seis vagões e para a CPTM, oito. Todos contarão com ar-condicionado, câmeras conectadas com centros de segurança, painéis multimídias e sistema de detecção e combate a incêndio. De acordo com o Metrô, o projeto dos novos trens atenderá às necessidades de acessibilidade previstas na legislação.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Seja o primeiro a comentar