A sul-coreana Rotem, fabricante de trens do grupo Hyundai Motor, confirmou em comunicado que obteve junto com a alemã Siemens um contrato do metrô de São Paulo. A empresa informou que vai entregar 84 carros ferroviários elétricos por US$ 160 milhões, quantia que equivale a 70% do contrato, para o consórcio ViaQuatro, que está construindo a linha 4 do metrô de São Paulo. A companhia sul-coreana informou que a Siemens fornecerá equipamentos para sinalização e comunicações. A Rotem vai fornecer até 90 outros carros elétricos para a linha de metrô na segunda fase do projeto. A empresa não revelou o valor dessa segunda encomenda.
A respeito da notícia acima, publicada na edição desta terça-feira (dia 21) do jornal Gazeta Mercantil, o consórcio ViaQuatro divulgou a seguinte nota de esclarecimento:
“Diferentemente do que foi divulgado pelo jornal, a concessionária ViaQuatro não é responsável pela construção da Linha 4 do Metrô de São Paulo e sim pela operação e manutenção da linha após 2009. A concessionária, que pertence ao Sistema CCR (Companhia de Concessões Rodoviárias), assinou em novembro de 2006 o primeiro contrato de Parceria Público-Privada com o governo do Estado de São Paulo, para operar e manter a Linha 4 do Metrô. Seu principal investimento será a aquisição de 29 trens (14 para a primeira fase e até 15 para a segunda), sistemas de sinalização, centro de controle e comunicação móvel.”
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Seja o primeiro a comentar