Os usuários do Aeroporto Paris-Charles de Gaulle já usufruem de um sistema de transporte único na Europa: o CDGVAL, trem automático e gratuito criado para transferências de passageiros entre os terminais e dos 85 mil funcionários que circulam pelo aeroporto francês. Inédito na Europa e inaugurado em abril último, ele liga três terminais, estações de trem e estacionamentos, cobrindo uma distância total de 3,5 km em apenas oito minutos contra os cerca de 25 minutos dos ônibus.
CDGVAL: 3,5 km em apenas oito minutos
Inovação – O ineditismo do novo sistema de transporte do aeroporto da capital francesa fica por conta do piloto automático bidirecional (nas duas vias). Para se ter uma idéia, o CDGVAL pode percorrer a linha toda do trem – de uma ponta a outra – no mesmo trilho. Além da altíssima velocidade, oferece uma regularidade sem igual: um trem a cada quatro minutos, 24 horas por dia e sete dias por semana.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
CDGVAL: altíssima velocidade e regularidade
A tecnologia de segurança do sistema é um capítulo à parte. As plataformas de cada estação são equipadas com portas automáticas que só se abrem quando o trem pára nas estações – ou seja, impossibilitando qualquer passageiro descer do trem durante o percurso. Em conforto, uma trilha feita de flores raras acompanha a linha do trem – durante a época de florescimento, por exemplo, os passageiros podem admirar azaléias japonesas, magnólias, glicínias brancas, entre outras.
Segurança: portas automáticas
Quanto à responsabilidade ambiental, por ser totalmente elétrico, o CDGVAL não emite poluentes. Segundo a administração do Aeroporto Paris-Charles de Gaulle, o novo trem substitui 20 ônibus, evitando a emissão de aproximadamente 15 toneladas de óxido de nitrogênio e cerca de 2,5 mil toneladas de CO2 (dióxido de carbono) ao ano. Isso sem contar a substancial economia de óleo diesel: nada menos que 750 toneladas/ano.
Responsabilidade ambiental
A linha do novo trem automático do aeroporto francês tem cinco paradas: Terminal 2 (Air France e SkyTeam), estações dos trens RER e TGV; estacionamento 1 (PX); Terminal 3 Roissypole (vôos charter); estacionamento 2 (PR); e Terminal 1 (outras companhias aéreas). O CDGVAL foi construído pela divisão de transporte da Siemens, a Siemens Transportation Systems, enquanto a Aerosat, subsidiária da gigante alemã e da Keolis (principal operadora de trens automáticos da França), fica encarregada da operação do sistema.
CDGVAL
O Aeroporto Paris-Charles de Gaulle, por sua vez, é o segundo da Europa em termos de rotatividade e o primeiro em carga e correio. Acomoda perto de 460 companhias aéreas e, somente em junho último, movimentou 5,3 milhões de passageiros.
Seja o primeiro a comentar