O projeto do Expresso Aeroporto – trem rápido que ligará o centro da capital ao Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica), em Guarulhos, – prevê a construção de 6 quilômetros de linha férrea elevada, além de três estações de integração e um terminal ferroviário em Guarulhos, que será bancado pelo governo federal. Por meio da participação da iniciativa privada, será construído um ramal de trem a partir da Estação Engenheiro Goulart até Guarulhos. Esse trecho, futura Linha G, será gerenciado pela Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM), mas o vencedor da licitação poderá explorar parte dos serviços.
No trecho que passa sobre o Parque Ecológico do Tietê serão erguidas cerca de 4.500 metros de linhas elevadas. Os outros 1.500 metros ficam nas travessias das Rodovias Ayrton Senna e Dutra e na chegada a Cumbica. No trecho elevado sobre a área de preservação ambiental haverá viaduto com 9 metros de largura e 6 metros de altura.
O governo estadual concluiu o projeto na terça-feira, 28, e já encaminhou ao Conselho do Programa Estadual de Desestatização (PED) e ao governador José Serra. A previsão é que a licitação seja lançada em setembro, para que as obras comecem no início de 2008, com conclusão para 2010. O projeto evoluiu e brevemente vamos conhecer o edital. Ficou mais viável com a ajuda do ministro da Defesa, Nelson Jobim. A Infraero vai fazer os terminais no aeroporto, disse Portella.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar