Os trens vão percorrer 31 km até Cumbica e o tempo de viagem não deve ser superior a 20 minutos. “O trem é fundamental para você levar o passageiro para o aeroporto. Então, se você vai implantar um terceiro ou um quarto terminal, é de fundamental importância que você também implemente uma acessibilidade adequada”, diz o engenheiro Nicolau Gualda, da Poli-USP. “Sem o trem para o aeroporto, você não terá o sucesso esperado do aeroporto de Guarulhos”, completa.
Outras facilidades vão ser oferecidas para atrair os passageiros: todos vão sentados, e os assentos também garantirão um espaço para a bagagem, semelhante aos aviões. O preço da passagem deve ficar entre R$ 12 e R$ 28.
A construção da ferrovia está orçada em R$ 3,4 bilhões. O governo do Estado de São Paulo lançou a idéia para estimular os vôos em Guarulhos, mas não quer pagar a conta sozinho. Agora, precisa convencer o Governo Federal e a iniciativa privada a apoiar o projeto.
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“Esse projeto só se coloca de pé na forme de uma PPP, onde o privado vai entrar com uma parte e operar o Expresso Aeroporto”, afirmou o secretário dos Transportes Metropolitanos do estado, José Luiz Portella. “O BNDES está muito inclinado a financiar, o que facilita a entrada do parceiro”.
Previsão de entrega
A construção da ligação ferroviária entre as cidades de São Paulo e Guarulhos será iniciada no começo de 2008, divulgou nesta terça-feira (31) o Governo do estado. A previsão é que até 2010 estejam em operação o Expresso Aeroporto, trem direto do Centro da capital ao Aeroporto de Cumbica, e o trem até Guarulhos, que servirá três estações, saindo do Brás com destino ao Parque Cecap, em Guarulhos. Os dois trens trafegarão sobre a mesma ferrovia.
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