A previsão para que a linha 4-amarela do Metrô (Luz-Vila Sônia) de São Paulo comece a funcionar foi postergada mais alguns meses e ela pode ser inaugurada só no fim de 2009. A obra tinha prazo contratual de conclusão em dezembro de 2008, que passou a ser dilatado pelo governo José Serra (PSDB) depois da abertura da cratera da estação Pinheiros, em janeiro, com sete mortos.
Diante da paralisação parcial das frentes de trabalho, a nova expectativa da gestão tucana era que a linha pudesse operar a partir do primeiro semestre de 2009. Mas a assinatura do contrato de compra dos trens pela futura concessionária prevê que eles estarão à disposição do Estado apenas entre agosto e novembro do mesmo ano. A aquisição só foi feita agora porque estava condicionada ao andamento da construção.
Nos últimos dias, a linha 4, cuja obra é tocada pelo Consórcio Via Amarela, teve novo incidente, com a abertura de um novo buraco na rua dos Pinheiros, interditando a circulação.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
A aquisição das primeiras 14 composições da linha, que atenderá 750 mil usuários/dia na primeira fase, foi formalizada pelo ViaQuatro, que obteve a concessão para operar os 12,8 km de extensão por 30 anos. O contrato dá 24 meses para a entrega dos trens, com tolerância de três meses de atraso.
Eles serão os primeiros a funcionar com sistema automatizado, sem operador, conforme havia dito a gestão Serra após a última greve dos metroviários. O ViaQuatro afirma que a medida vai permitir intervalos de 75 segundos entre as composições -contra patamares atuais acima de 90 segundos.
A linha 4 também será a primeira a ter divisórias de vidro para separar a plataforma dos trilhos -as portas divisórias vão abrir junto com as do trem. A medida visa evitar acidentes com passageiros no embarque.
Os trens terão ar-condicionado, câmeras e monitores de TV. Será possível a utilização de celulares dentro dos vagões. O governo Serra voltou a anunciar ontem a compra de outros 40 trens para a CPTM e 17 para a rede do Metrô, com entrega até dezembro de 2010.
Horário – A partir do próximo fim de semana, CPTM e Metrô vão operar uma hora a mais nas noites de sábado. Em vez de fechar às 24h, as estações ficarão abertas até a 1h de domingo.
Seja o primeiro a comentar