Após dois anos de obras, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) acaba de inaugurar o segundo maior pátio de formação de trens da América Latina, atrás apenas do pátio de Tubarão (ES), também da empresa. Localizado no município de Santa Bárbara (MG), a estrutura de Costa Lacerda recebeu R$ 232 milhões em investimentos para se adequar a demanda da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e tem estrutura para suportar composições de até 320 vagões. Agora, o antigo pátio será destinado à carga geral e o novo absorverá os trens carregados com minério.
O aumento da demanda por transporte da mina de Brucutu, que tem produção de cerca de 30 milhões de toneladas anuais, levou à necessidade da ampliação do que era o maior gargalo da EFVM. As cinco novas linhas do pátio, com sete quilômetros de extensão cada, servirão também para o escoamento da produção das minhas de Gongo Soco, Alegria, Timbopeba e Fábrica, antes responsáveis por mais da metade do transporte de minério da ferrovia.
Outros dois projetos, que serão concluídos até o fim de 2008, ainda vão beneficiar o pátio de Costa Lacerada: um moderno posto de abastecimento e um novo sistema de sinalização.
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