Depois de alcançar uma marca histórica em julho, a MRS Logística – concessionária da malha ferroviária sudeste – fechou agosto com o segundo recorde consecutivo de produção. No mês, 11.668.678 toneladas circularam nas linhas da Empresa, que é uma das maiores ferrovias do Brasil.
O principal recorde registrado foi o transporte de minério de ferro para a MBR, que alcançou a marca de 4.634.995 toneladas. Um número expressivo se comparado ao recorde anterior deste fluxo, registrado em agosto de 2006, quando foram transportadas 4.209.410 toneladas.
A Carga Geral manteve seu ritmo de crescimento. O projeto de exportação de ferro-gusa, através dos portos do Rio, que já havia registrado recorde em julho, apresentou crescimento de 7%, fechando o mês com 126.133 toneladas (número 129% superior ao registrado em agosto de 2006).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
O transporte de cargas conteinerizadas também foi destaque no mês de agosto, quando circularam pelas linhas da MRS 123.287 toneladas, número 6% superior ao recorde anterior (116.666 toneladas), e 34% acima do volume transportado em agosto de 2006. A rota Rio/Belo Horizonte, com 30.096 toneladas, foi a que mais contribuiu para este recorde, com crescimento de 15% sobre a melhor marca anterior (26.259 toneladas) e 126% maior que agosto de 2006.
AGRONEGÓCIO
Os números de agosto consolidam a atuação da MRS Logística no agronegócio. O transporte de soja, farelo de soja e milho, de Pederneiras para o Porto de Santos, atingiu 121 mil toneladas no mês, época em que, normalmente, este fluxo chegaria apenas a cerca de 70 mil toneladas, devido ao término da safra de grãos. Entretanto, a conjuntura internacional e o alongamento da safra de soja durante o ano, provocaram um incremento de 80% no transporte dos produtos, em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram transportadas 67 mil toneladas. No acumulado do ano, o crescimento é de 41% (527 mil toneladas em 2006, contra 746 mil toneladas em 2007).
Outro destaque no agronegócio fica por conta do trigo. 23 mil toneladas do produto foram embarcadas nos trens da MRS em agosto. No acumulado de 2007, este fluxo já chegou em 112 mil toneladas, 14% acima do que foi transportado em igual período do ano passado.
VIDROS NOS TRILHOS
Para o presidente da MRS Logística, Julio Fontana Neto, – o cenário é extremamente favorável para nós. O mês de setembro e os demais de 2007, indicam que teremos meses de crescente produção e forte demanda. Para sustentar este crescimento, estamos aumentando nossa frota de vagões e locomotivas, fazendo investimentos na via permanente e em tecnologia e buscando novos produtos para serem transportados em nossas linhas, como é o caso do vidro para exportação, que está sendo embarcado em contêineres -, exemplifica.
O projeto inédito de transporte de vidros em contêineres, foi desenvolvido para a Cebrace – empresa controlada pelos grupos Saint-Gobain e Pilkington -, e teve início em junho. A equipe da MRS é responsável por toda a gestão multimodal.
– Apresentamos um estudo inédito para a demanda deste cliente. Esta é a primei
Seja o primeiro a comentar