Controlador de trem está sumido

O controlador Edson Assumpção Filho, um dos envolvidos no acidente entre dois trens que matou oito pessoas e feriu 101 no dia 30 de agosto, em Austin, na Baixada Fluminense, está desaparecido. Ele não foi localizado pela SuperVia para receber o comunicado oficial sobre a sua punição por ter sido responsabilizado administrativamente pelo acidente. O outro ferroviário sujeito à punição é o maquinista Norival Ribeiro Nascimento.


A empresa decidiu que não vai divulgar qual será a punição enquanto os dois profissionais não foram comunicados. De acordo com o diretor operacional da SuperVia, João Gouveia, os funcionários cometeram uma seqüência de cinco erros e não se comunicaram corretamente no trecho entre a estação de Comendador Soares e o local do acidente. Essa é uma das conclusões da comissão interna que investigou o caso.


Laudo tendencioso


O advogado do maquinista Norival Ribeiro Nascimento, que conduzia o trem de passageiros, disse que o laudo da comissão técnica da Supervia é “tendencioso”. Segundo Leonardo Machado, o documento foi elaborado exclusivamente pela  concessionária de trens suburbanos do Rio.


O laudo apresentado na segunda-feira (11) pela concessionária aponta para erros do maquinista Norival e e do controlador do Centro de Controle Operacional, Edson Assumpção Filho. O advogado Machado considera que a maior parcela de responsabilidade pelo acidente é do controlador. 


“O acidente não teria ocorrido se o controlador  tivesse parado em Comendador Soares”, acusou o advogado.Em defesa do seu cliente, ele cita o laudo que considera tendenciosos para dizer que o controlador deu sinal verde para o trem de passageiros enquanto havia uma composição vindo na direção oposta.


O G1 ligou várias vezes para a casa do controlador, mas a ligação não foi retornada. Ele não teria contratado advogado até o momento.


O laudo da Supervia aponta a saída da estação de Comendador Soares, autorizada pelo controle, como o ponto de partida para a sucessão de erros que levou ao acidente.


Excesso de velocidade


Outra conclusão do laudo da SuperVia, a de que o maquinista não reduziu a velocidade do trem ao cruzar um sinal amarelo entre as estações de Comendador Soares e Austin, também foi desqualificada pelo advogado. Leonardo Machado garante que seu cliente  recebeu sinal verde nesse trecho.


O advogado acrescentou  que seu cliente, assim como outros maquinistas, para cumprir a viagem da estação da Central, no centro do Rio, até a de Japeri, na Baixada Fluminense, em 1 hora e 19 minutos. Segundo ele, por isso os maquinistas não respeitam o limite de velocidade de 60km/h. O laudo informou que o trem conduzido  por Norival chegou a atingir 76km/h.


“Quando o trem passa de 80km/h, o CCO (Centro de Controle Operacional) trava o trem. Então, por que essa trava não ocorre a 60km/h? Eles precisam de uma velocidade superior pra cumprir. Se chegar atrasado, levam advertência”, diz o advogado do maquinista.


Machado disse que vai aguardar o fim do inquérito policial para traçar sua estratégia de defesa na Justiça. Antecipou, porém, que caso Norival seja demitido, mesmo que provando ser inocente, vai pedir indenização à Justiça do Trabalho.


 

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: G1.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0