Operadoras investem em melhoria da malha e adotam a locação para o aumento da frota. O setor ferroviário experimenta uma nova tendência no Brasil: o leasing de vagões. Hoje, a frota de equipamentos alugados é de 3,5 mil unidades, a expectativa da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), é que em 2012, chegue a 7 mil vagões locados no País.
O presidente da Abifer, Luís Cesário Amaro da Silveira, disse que esse mercado tende a crescer em função dos investimentos das concessionárias de ferrovias. “As empresas voltaram os investimentos para a melhoria da malha e muitas delas usam a locação para aumento da frota”, afirmou Silveira.
Hoje, no País existem duas companhias especializadas em aluguel de vagões ferroviários, a Ferrolease e a MRC, subsidiária da japonesa Mitsui. A divisão de leasing de equipamentos para ferrovias da Mitsui anunciou investimentos de US$ 200 milhões durante o período de três anos no Brasil para expandir sua frota de locomotivas e vagões para o transporte de cargas a granel à medida que a demanda por soja aumenta. A MRC se concentrará em rotas localizadas entre as regiões produtoras de soja do estado do Mato Grosso e os portos localizados no Atlântico.
Além da encomenda da MRC, a Ferrolease também comprou outros 85 vagões tanques da fabricante Amsted Maxion. O valor do investimento foi de R$ 10 milhões. O presidente da empresa, Estefano Vaine Junior, afirmou que os equipamentos devem ser locados já este ano. “Negociamos com três empresas que realizam o transporte de combustível e óleo vegetal. Esses 85 vagões podem até ser locados por uma única companhia”, disse. Vaine afirmou que a Ferrolease tem uma frota alugada de 146 vagões, sendo 100 do tipo graneleiro, utilizados no Centro-Oeste brasileiro.
O leasing, segundo Vaine, é uma prática que cresce pois geralmente são os clientes das ferrovias que locam os vagões. “Eles obtêm desconto no frete e isso é repassado para as locadoras”, afirmou o executivo. Vaine explicou que os contratos são realizados por cinco anos e a Ferrolease é responsável por toda a manutenção dos equipamentos locados. “Fazemos o leasing operacional. E isso é um atrativo para as empresas contratantes”.
O executivo estima que nos próximos cinco anos haverá no País, em função do crescimento das operadoras, uma elevação na demanda por vagões de 6% ao ano. “Cerca de 80% desse volume será alugado. É um mercado promissor”.
Para o diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, o Brasil está apenas seguindo os passos de outros países. “Isso é uma prática comum nos Estados Unidos e na Europa. Os clientes das ferrovias participam do crescimento do setor com investimentos em ativos. Isso é uma forma de acelerar a expansão das operadoras”. Os Estados Unidos têm uma frota que totaliza 1,6 milhão de vagões locados.
Seja o primeiro a comentar