Dando continuidade à sua política de investimento em equipamentos de última geração, a MRS Logística receberá representantes da fabricante austríaca Plasser & Theurer, entre eles, o diretor Reinhard Hochholzer, para a entrega oficial de três super equipamentos de manutenção de Via Permanente. O evento, que contará com a presença do Presidente da MRS, Julio Fontana Neto, acontece no dia 2 de outubro, às 11h30min, em frente à sede da Empresa, onde uma das máquinas, a Reguladora de Lastro SSP 110, ficará em exposição.
As máquinas – uma Socadora 09 – 3X e duas Reguladoras SSP110 – representam um investimento de quase R$ 17 milhões. Elas foram fabricadas na Áustria e vieram para o Brasil de navio, até o Porto do Rio de Janeiro.
Equipamentos como estes são utilizados nas melhores ferrovias do mundo, e em linhas de trens rápidos, como as européias e norte-americanas, o que reforça a posição da MRS como referência mundial em manutenção de Via Permanente.
De acordo com o Especialista Fernando Moura e Silva, a Empresa optou por realizar um investimento desta magnitude com o objetivo de aprimorar e agilizar o trabalho de manutenção das linhas. “São máquinas totalmente automatizadas, com altíssima produtividade. Elas são fundamentais para comportar o crescimento de volumes transportados em nossa malha ferroviária. Os intervalos para manutenção, quando a circulação de trens fica interrompida, são cada vez menores, e cada vez menos freqüentes. Com equipamentos como estes, faremos um trabalho de socaria, por exemplo, num ritmo de 2 mil metros por hora, enquanto os equipamentos já existentes na Companhia fazem 400 metros no mesmo intervalo de tempo”.
Hoje, a MRS possui nove socadoras e oito reguladoras da década de 70.
Em condições ideais, elas trabalham em pares e a aquisição destas três máquinas vai agilizar o trabalho de manutenção da Via Permanente, que é fundamental para a circulação de trens segura e dentro dos padrões estabelecidos pela engenharia ferroviária.
Socadora 09-3X
A Socadora realiza o trabalho de correção geométrica e socaria, mantendo o nivelamento e o alinhamento dos trilhos de acordo com os padrões definidos pela Engenharia da MRS. O Gerente de Equipamentos e Trilhos, Luiz Cláudio Parijós de Melo, explica que “em termos de comparação, esta máquina soca, alinha e nivela três dormentes de uma vez só, sem parar, enquanto as atuais fazem um dormente por vez. Daí, o enorme ganho de produtividade, que chega a ser, em alguns casos, 400% maior”.
Reguladoras de Lastro SSP110
As Reguladoras fazem um trabalho complementar ao da Socadora, regulando o lastro – parte de brita – após a socaria. “Desta forma, com trilhos e lastro ordenados conforme as orientações técnicas, a geometria da Via Permanente garante a confiabilidade necessária para que as composições ferroviárias circulem com segurança, minimizando os desgastes de rodas e trilhos, gerando redução de consumo de combustíveis, além de aumentar a vida útil dos componentes da Via”, conclui Luiz Cláudio.
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