Os governos do Mato Grosso do Sul e do Paraná iniciaram ontem entendimentos para viabilizar a construção de uma linha ferroviária entre Cascavel/PR e Maracaju. A linha teria 420 km de extensão e o projeto está orçado em cerca de US$ 420 milhões. Os recursos seriam do Governo federal com contrapartida dos governos estaduais.
O presidente da Ferrovia do Oeste do Paraná (Ferroeste), Samuel Gomes dos Santos, esteve em Dourados a convite do vice-governador Murilo Zauith (DEM), onde falou sobre o projeto para empresários e produtores rurais. “Estamos fazendo estudos de viabilidade para a implantação da ferrovia e vamos encaminhar para o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em busca de financiamento”, afirmou Santos.
O objetivo da ferrovia, segundo o vice-governador Murilo, é interligar Mato Grosso do Sul com o Porto de Paranaguá para diminuir principalmente os custos de escoamento da produção agrícola para exportação. “O Estado também está se tornando um grande produtor de etanol (álcool combustível) e a ligação através de ferrovia, com certeza, vai atrair novos investimentos em Mato Grosso do Sul”, afirmou Murilo.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
O presidente da Ferroeste afirmou que está sendo criado um grupo de trabalho entre os governos dos dois estados, mas que também será necessária a atuação conjunta da bancada federal de Mato Grosso e do Paraná junto ao Governo federal para apressar o processo de liberação dos recursos para a obra.
Seja o primeiro a comentar