A Companhia Vale do Rio Doce pretende adquirir minas e empresas de mineração nos próximos meses com o objetivo de atender ao seu programa de expansão de minério de ferro, que até 2010 deverá passar das atuais 300 milhões de toneladas para 450 milhões, num aumento de 50%. A informação foi prestada pelo diretor geral de manutenção da empresa, Marcelo Perpétuo, na semana passada, durante a apresentação de um caminhão pesado da Volvo que faz parte de um lote de 104 unidades comparadas pela mineradora.
Segundo o executivo, haverá investimentos pesados em todas as atividades da empresa, incluindo a duplicação de muitos trechos da ferrovia de Carajás e construção de pátios de manobras na Estrada Vitória-Minas.
A Mina de Fábrica Nova, localizada em Mariana (MG), onde houve a exibição do caminhão, faz parte de um conjunto de minerações no estado que, no total, produz mais de 200 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Essa mina também já passou por expansão e no momento a atividade é tão intensa que as filas de caminhões para o translado de minério freqüentemente se estendem por quilômetros.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Perpétuo confirmou que do total de 330 milhões de toneladas que serão produzidas neste ano, 90% serão em jazidas de propriedade da Vale ou adquirida pela mineradora de pequenos produtores.
Seja o primeiro a comentar