Não será por falta de projetos que o Rio ficará sem os R$12 bilhões que o governo federal pretende investir em estradas, ferrovias, hidrovias e ciclovias até 2010. O secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, apresentou ontem a lista de pedidos do estado, de R$1,105 bilhão, à Agência Metropolitana de Transportes Urbanos. As 13 solicitações já estão com o ministro das Cidades, Márcio Fortes.
Quatro delas atendem aos usuários de rodovias, podendo livrá-los de uma das praças de pedágio que serão instaladas na BR-101, no trecho Rio-Campos. A RJ-104 (Niterói-Itaboraí) seria recuperada. As obras estão orçadas em R$40 milhões. Mais R$180 milhões estão destinados à Trans Baixada – denominação para os corredores T7 e T8 – e R$160 milhões para o alongamento da Via Light, que chegará à Avenida Brasil e à Via Dutra. A Trans Baixada integrará as principais vias de Belford Roxo, Caxias, Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu. Junto com a reforma da RJ-104, esses projetos se interligarão ao Arco Rodoviário.
Lula assinará ato sobre Arco Rodoviário do Rio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará segunda-feira ato para transferir ao governo fluminense a execução das obras do Arco Rodoviário do Rio, um investimento de R$802 milhões, incluído no Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal. Segundo o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, o convênio que delega ao Rio a execução da obra, que prevê a construção de 70,9 quilômetros.
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