Bahia pode ficar sem metrô em 2008

O presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Salvador, vereador Jorge Jambeiro (PSDB), afirmou ontem que é “impossível” os trens do metrô estarem sobre os trilhos até o final de dezembro, contrariando o que assegurou o prefeito João Henrique (PMDB) e o ministro das Cidades, Márcio Fortes, que esteve na capital baiana na semana passada para anunciar investimentos para as obras. “Infelizmente, tenho que afirmar que o metrô em Salvador é uma falácia. Uma verdadeira peça de ficção. Portanto, asseguro que o prefeito não está falando a verdade. Está enganando o povo, porque não se vê qualquer mobilização da administração pública nesse sentido”.


Segundo o vereador, diferente do que diz a administração municipal – que operários estão concentrados em três frentes de trabalho – “o projeto está completamente paralisado, sem condições sequer de concluírem o primeiro trecho dos trabalhos, entre a Estação da Lapa e o Acesso Norte, devido ao total descontrole no cumprimento do cronograma físico e financeiro da obra”. De acordo com Jambeiro, o imobilismo dos governos federal e municipal contribuiu para isso.


De forma criteriosa, ele citou seis fatores que “inviabilizam por completo” a entrega da primeira etapa – Lapa/Acesso Norte – em dezembro, para os testes operacionais. “A paralisação das obras no início de dezembro do ano passado sacrificou dois meses de trabalho e até hoje elas ainda não foram normalizadas. Aliás, os atrasos provocados pelas inúmeras interrupções das obras certamente levaram a prejuízos incalculáveis não só no quesito tempo, mas, principalmente, ao erário”.


O vereador afirmou que, além das estações de Brotas e da Lapa, que precisam ter suas obras concluídas, a estação do Bonocô, ainda não foi iniciada. “Para se ter uma idéia, a previsão de tempo para a construção de uma estação com as características da Bonocô, gira em torno de um ano e dois meses. Portanto, mesmo que as obras sejam iniciadas imediatamente, teríamos apenas dez meses para a sua conclusão, o que é quase impossível”. Além do atraso nas obras físicas, o vereador afirmou que “nunca ouviu-se falar de licitações” para aquisição de escadas rolantes, elevadores ou catracas eletrônicas das estações. “Até o momento, não ouvimos nada sobre a logística de funcionamento. Precisamos saber como vai se deslocar o usuário nas estações do metrô”, disse.


Preço de tarifa ainda sem discussão


Outro agravante, segundo o vereador Jorge Jambeiro (PSDB), é que nem a Câmara nem a sociedade têm conhecimento sobre a planilha de custos do sistema, e, por conseqüência, não se sabe qual será a tarifa cobrada. “O fato é que, de acordo com o projeto original (Lapa a Pirajá), a previsão era de uma demanda diária de aproximadamente 200 mil passageiros. Com a redução de sua extensão, de 12,5km para apenas seis, reduzido para o trecho Lapa/Acesso Norte, essa estimativa diária caiu para pouco mais de 60 mil. Nós, da Comissão de Transporte queremos saber quem vai subsidiar o sistema. Qual vai ser a tarifa do metrô?”.


O vereador disse ainda que a prefeitura ainda não sabe quem vai operar o sistema metroviário: se a própria administração pública ou uma empresa concessionária. Para ele, essa é uma questão importante que precisa ser definida com antecedência e discutida de forma democrática. Jambeiro afirmou também que até o momento não foram apresentados os estudos que demonstram a forma como se dará a integração operacional e tarifária entre o ônibus e o metrô, nem os procedimentos administrativos para o controle da operação, informações aos usuários e outras providências que demandam muito tempo.


O presidente da Comissão de Transportes ressaltou que não existe, sequer, uma legislação apropriada para regulamentar o setor. “Torna-se necessário constituir previamente as premissas político-institucionais e técnico-gerenciais para que se viabilize a implantação.


Secretário garante fim das obras dentro do prazo


Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Correio da Bahia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0