Mais novidades para metrô paulista

Depois de implantar antenas para operação de telefones celulares nos túneis, o Metrô vai instalar ar-condicionado nos trens e portas-plataforma nas estações. O sistema de portas automáticas já existe em algumas linhas do metrô de Londres e de Paris e deve ser implantado inicialmente em 15 das 55 estações hoje existentes e em toda a extensão da nova linha amarela, que ligará a Luz à Vila Sônia e com previsão de abertura no final de 2009.


Segundo o Metrô, a medida é para conter acidentes com usuários e tentativas de suicídio. O sistema deve organizar o embarque nas plataformas e funciona sincronizadamente, já que as portas das estações só abrirão quando estiverem alinhadas às dos vagões. A estrutura, de vidro laminado, cobrirá toda a plataforma e terá 2,5 m de altura.


Segundo o Metrô, a novidade será construída nas 15 estações mais movimentadas, como Sé, ou nas que estão em curva, como Paraíso e Vila Mariana. Outro motivo para instalação do mecanismo, afirma Conrado Grava de Souza, diretor de operação do Metrô, é para evitar a entrada de pessoas nos túneis, como ocorreu após o assalto a uma agência do Bradesco perto da estação Liberdade, em 30 de novembro.


Refrigeração – Entre o final de 2009 e o início de 2010, o Metrô promete instalar ar-condicionado em todos os carros. Estudos mostram que, desde a inauguração nos anos 70, a temperatura nos túneis do metrô tem aumentado em 1ºC a cada dez anos. “Quem fez a concepção na época achava que não precisava [de refrigeração]. Nós, agora, achamos que precisa”, dizem técnicos.


Segundo o Metrô, os novos comboios (são sete para linha azul, dez para a vermelha e 16 para a verde, entregues até 2010) já virão com sistema de ar-condicionado. Os outros vagões já existentes passarão por reforma.

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Fonte: Folha de S. Paulo

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