Viabilidade de Viracopos depende do TAV

O presidente da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), Sérgio Gaudenzi, afirmou nesta quinta-feira que a viabilidade da ampliação do aeroporto de Viracopos, em Campinas, depende da construção de um trem-bala, ligando a cidade do interior de São Paulo à capital.


Para ter Viracopos como equipamento viável para São Paulo é necessário haver um transporte rápido, ligando São Paulo e Campinas. Já há a decisão do governo para construir esse trem. Isso é vital, disse.


Como a construção de uma terceira pista em Guarulhos foi cancelada, a Infraero decidiu ampliar o aeroporto de Viracopos. Nesta quinta, Gaudenzi assinou a autorização para a construção de uma segunda pista em Campinas. A intenção é construir mais duas em 20 anos. Para isso, cerca de 200 famílias terão de ser removidas do entorno do aeroporto.


Se os planos da Infraero se concretizarem, a expectativa é de que 85 milhões de passageiros anos passem por Viracopos por ano, segundo Gaudenzi.


Em duas décadas, Viracopos será o maior aeroporto do hemisfério sul. Nós poderemos ter quatro pistas de pouso e decolagem. Com o trem rápido, estaremos a 30 minutos do centro de São Paulo, disse.


Gaudenzi disse não saber se o governo federal tem a intenção de construir mais um aeroporto no Estado de São Paulo. Afirmou ainda, que a crise aérea acabou. Enquanto crise, sim. Pode ter um momento com maior fluxo de pessoas no aeroporto, pode ter problema meteorológico, mas será pontual. Teremos um trabalho tranqüilo pela frente, concluiu.

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Fonte: Folha de São Paulo

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