Jornal viaja de trem no dia do ferroviário

Para marcar o Dia do Ferroviário, comemorado hoje, o BOM DIA foi de Bauru a Botucatu de trem. Direto da cabine, acompanhei um dia de trabalho do maquinista e seu auxiliar numa viagem de 93 km que consome seis horas.


A locomotiva que nos levou na verdade eram duas: uma na frente da outra no início da composição. É o modelo U20 de 1975, de número 3873, com capacidade para puxar 1.500 toneladas. No total, as locomotivas e os 29 vagões (oito vazios) desta viagem somam 441 metros e 1.497 toneladas. A carga é soja e óleo de soja vinda de Jupiá (SC) com destino a Mairinque e depois Santos.
O maquinista é José Afonso Ortega, 47, há 20 anos na função. Tiago Augusto Fidelis Crispim, 22, é o operador de produção júnior. “Nunca me envolvi em acidentes”, diz Ortega.


Ele tem mulher e três filhas. Perguntado sobre a antiga lenda de que os maquinistas têm um amor em cada cidade em que passam, solta uma sonora gargalhada. Diz que isso era coisa mais para a juventude e do tempo das longas viagens.
Dentro da cabine sua rotina é controlar manivelas como do freio a ar, acelerador e reversor (manda o trem para frente ou para trás), além do “homem morto”. Este é um pedal com o único e importante objetivo de informar para a máquina que seu condutor está vivo e em condições de prosseguir.


Em um intervalo de cerca de 40 segundos um apitinho soa na cabine e Ortega tem que pisar no pedal do homem morto. Caso ele não faça isso por três vezes o trem simplesmente pára sozinho. “Faço isso há tantos anos que muitas vezes me pego em casa pisando sozinho embaixo da mesa”, brinca. A chegada em Botucatu deixa para trás uma visão privilegiada da cabine. O que o repórter viu o BOM DIA conta amanhã.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Bom Dia (SP)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*