As novas portas de vidro que serão instaladas nas plataformas das estações da linha 4-amarela do metrô foram apresentadas ontem pelo Consórcio Via Amarela, responsável pelas obras. As portas, cujo tamanho corresponde ao das portas dos trens, só se abrem quando o trem chega à plataforma, que será toda revestida de placas de vidro de 2,5 metros de altura. Com isso, os usuários não terão acesso aos trilhos. Outras 23 estações já existentes também terão o mecanismo. O equipamento, já usado em outros metrôs do mundo, como em Londres, Paris e Hong Kong, será instalado para evitar acidentes com usuários.
Na rua MMDC, 340, onde funcionará a estação Butantã (zona oeste de SP), foi montado um showroom que simula como ficará o interior da obra quando concluída. O ambiente lembra um estande de feira de material de construção -com espaços de destaque para os 25 fornecedores da obra. Além da porta de vidro, com simulador abre e fecha, barulho de trem e campainha, o espaço mostra como serão os banheiros -com torneiras automáticas e acessibilidade-, as escadas rolantes e até as cabines blindadas que resistem a ataques de fuzis.
Segundo o arquiteto Eduardo Velo, responsável pelo projeto, a idéia é que o espaço funcione também como em detector de eventuais problemas. “Poderemos aumentar a pigmentação do piso, por exemplo”, afirmou. Cinza-claro, o revestimento em porcelanato, um dos mais caros do mercado, já apresentava marcas dos pés dos visitantes. Nas estações existentes, o chão é revestido com granito.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A intenção é que a primeira fase da linha -com as estações Butantã, Faria Lima e Paulista- seja entregue à população em novembro do ano que vem. Já as estações Luz, República e Pinheiros sofreram adiamento e só serão concluídas em 2010. Quando totalmente concluída, a linha terá 12,8 km e ligará a Vila Sônia (zona oeste) à Luz (região central).
A porta de vidro também será instalada nas 15 estações mais movimentadas atualmente, mas não há previsão para que isso ocorra.
Interessados em visitar o local, aberto de segunda a sexta, das 9h às 16h, devem ligar para 0800-774-0192.
Seja o primeiro a comentar