O presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, José Francisco das Neves, defendeu a utilização do relatório ambiental produzido pela empresa italiana Itauplan para agilizar a construção do trem-bala ligando o Rio de Janeiro com São Paulo. “Caso seja necessário fazer outro estudo de impacto ambiental, o projeto será atrasado em dois anos”, declarou Neves, durante audiência pública da Comissão de Viação e Transportes sobre o assunto.
O presidente da Valec minimizou as preocupações referentes à demanda pela utilização dessa modalidade de transporte e disse que haverá procura de passageiros suficiente para viabilizar o projeto. “O governo de São Paulo fez uma projeção de 16 milhões de passageiros entre São Paulo e Campinas (SP) em 2010. No trecho entre São Paulo e o Rio de Janeiro, o patamar vai superar os 32 milhões de passageiros por ano”, declarou.
O estudo da Itauplan considera que, para não necessitar de recursos públicos, o trem-bala precisaria transportar pelo menos 32 milhões de passageiros por ano, sob uma concessão de 35 anos.
Relatório de viabilidade
O representante do BNDES na audiência, Henrique Amarante da Costa Pinto, declarou não ter nada contra o relatório da Itauplan para orientar o processo de licitação do projeto, mas destacou que as negociações para tornar público o documento ainda não foram concluídas. O BNDES também está desenvolvendo um relatório de viabilidade do projeto que deverá ser concluído em outubro.
A audiência da Comissão de Viação e Transportes foi encerrada há pouco. A próxima reunião da comissão será realizada em 7 de maio, quando haverá uma audiência pública com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, sobre o plano de metas para este ano.
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