Alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET) realizaram uma visita técnica à Trensurb, na tarde de terça-feira (08). Os 34 estudantes e quatro professores de Engenharia Elétrica foram recepcionados por profissionais dos Setores de Comunicação Social (Secos), Setor de Oficinas da empresa (Seofi) e pelo Centro de Controle Operacional (CCO). A visita faz parte da grade curricular do curso, que prevê atividades em empresas nas quais os alunos possam verificar, na prática, o aprendizado que recebem teoricamente na sala de aula.
Os quatro professores do CEFET acompanharam a visita com grande entusiasmo. André Lerm, 44, disse que “essa visita é muito proveitosa aos alunos, pois traz uma dimensão do que é uma empresa que trabalha com transporte de passageiros na modalidade trem. Para o futuro, espero conseguir que esses alunos venham estagiar aqui”. Adilson Tavares, 40, afirmou que “será muito interessante aos alunos o contato com motores elétricos, parte da minha disciplina”. Edgar Antonio Mattarredona, 48, disse que “nossa proposta no curso, através da visita, é trazer esse tipo de conhecimento no início dos estudos” e Sérgio Severo, 42, afirmou que “é importante que os alunos tenham essa visão de como funciona o sistema de trens”.
Após assistirem um filme institucional sobre a Trensurb, os alunos e professores conheceram o CCO, sob a supervisão do técnico José Arlindo Espíndola, detalhes sobre o sistema de tráfego dos trens e controle de energia do sistema, e no SEOFI, com o acompanhamento do engenheiro elétrico Otávio Alves Rolin, lhes foi demonstrado o funcionamento da oficina e de algumas peças que compõem o trem. Espíndola disse que “a troca que temos com os estudantes é muito boa”, e Rolin afirmou que “poder passar um pouco da rotina do nosso trabalho a esses alunos e muito positivo”.
As alunas Laila Crizel, 32, e Ediane Reis, 26, disseram que “a visita possibilita uma visão ampla das atividades da empresa e com certeza isso vai complementar o aprendizado que recebemos no curso”. Os alunos Iuri Rocha, 21, e Adriano Vieira, 20, afirmaram que “a visita é muito interessante, principalmente pela possibilidade de trabalho futuro que temos aqui, pois o metrô usa energia limpa e isso dá uma margem muito grande de atuação”.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
Seja o primeiro a comentar