De trem, fretes mais baratos

Com a prioridade dada ao transporte rodoviário, a malha férrea gaúcha sofreu um sucateamento aparentemente irreversível. Em quase 150 anos de ferrovias, o Estado amarga hoje os reflexos da falta de investimento. Por isso, é possível imaginar o quanto Carlos Pelc, 42 anos, gerente comercial e de terminais intermodais da Standard Logística, penou para convencer a clientela sobre as vantagens em apostar no vapor.


– Quebramos um paradigma. Mas foi preciso lembrá-los que, mesmo sabendo das reduções de custo para transporte, seria preciso adequar-se. Hoje, perder um navio está longe dos planos – explica o executivo, mencionando o destino final das cargas, o porto do Rio Grande.


A companhia obteve uma redução de até 25% no valor do frete se comparado ao transporte rodoviário, e hoje figura entre os maiores operadores logísticos intermodais refrigerados do país, com clientes como Sadia e Frangosul. Os embarques de frango congelado, suínos, miúdos, carne bovina, madeira e couro partem diariamente de Esteio e, 48 horas depois, chegam a Rio Grande.


Há empresas que vêem um entrave nessa demora. Não existe uma linha direta entre Canoas ou Porto Alegre e o porto rio-grandino: as composições que saem da Capital seguem até Santa Maria e percorrem Cacequi e Pelotas até atingir o porto. Dessa forma, os investimentos da iniciativa privada se tornam a principal saída para fazer deslanchar o transporte ferroviário no sul gaúcho.


O modal ferroviário ocupa a segunda posição nas opções de transporte de carga, atrás do rodoviário. A América Latina Logística (ALL), concessionária das linhas ferroviárias gaúchas, vê o volume de transporte de industrializados crescer e, para este ano, trabalha com meta de incremento de 40% nessas atividades, com os segmentos de construção, contêineres, siderúrgicos e florestais.


A malha ferroviária


A malha ferroviária gaúcha tem 3.111 quilômetros de linhas e ramais controlados.


A ALL, concessionária em atuação no Estado, transportou 5 milhões de toneladas de granéis no RS em 2007.


240 vagões são descarregados diariamente no porto de Rio Grande.


Os produtos granéis de maior circulação são fertilizantes, soja, milho e arroz.


Os principais problemas


Rampas acentuadas e curvas fechadas no traçado das ferrovias prejudicam o desempenho das locomotivas.


Não há linha direta entre Porto Alegre e Pelotas. As cargas saem da Capital e passam por Santa Maria antes de chegar ao sul do Estado.


Há um projeto de criação de uma conexão Região Metropolitana-Pelotas, com 254 quilômetros de extensão, partindo de Nova Santa Rita. Está em fase de captação de recursos no programa gaúcho de Parcerias Público-Privadas.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Zero Hora

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0