ALL quer transportar mais sem expandir malha

Durante o Painel de Logística realizado no XXIV ENEEPH – Encontro Nacional de Empresas e Entidades Portuárias e Hidroviárias, o diretor de industrializados da América Latina Logística falou sobre a infraestrutura ferroviária brasileira e sobre as operações logísticas da empresa.


Sergio Nahuz deixou claro que, no Brasil, ainda é possível aumentar a quantidade de carga transportada via modal ferroviário sem investir nada. “Na malha que temos, existe muito de carga para crescer sem necessidade de expansão. A ALL tem como foco expandir o volume de carga na malha que operamos”, explica.


Segundo dados apresentados por Nahuz, 9% do transporte de cargas brasileiro é feito via ferrovias, enquanto que nos Estados Unidos, Canadá e Europa, os números chegam a quase 50%. “A densidade ferroviária americana é seis vezes maior que a brasileira”, destaca. Em 2009, porém, a ALL pretende melhorar a infraestrutura ferroviária brasileira investindo R$ 600 milhões. Nos projetos da empresa estão: a compra de 50 locomotivas, 600 vagões e 30 mil toneladas de trilhos. Entre 2008 e 2013, os investimentos orçados somam R$ 4 bilhões.


O diretor apresentou ainda outro projeto para este ano: a construção de 260 km de ferrovia ligando o Alto do Araguaia a Rondonópolis. A previsão para o início das obras é ainda no primeiro semestre. “É um investimento importante a partir do momento que o Mato Grosso torna-se um player importante no setor do agronegócio. Resultará em redução do custo logístico e geração de empregos”, conclui Nahuz.

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Fonte: Portal Netmarinha

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