Os investimentos no ramal ferroviário, que consumiram cerca de R$ 20 milhões, triplicaram a área de operações da matriz da Katoen Natie, localizada em Paulínia. A empresa é responsável por oferecer soluções logísticas integradas e de engenharia para os seus clientes.
A empresa possui terminal férreo exclusivo para ambas as bitolas existentes no Brasil em seu Centro de Distribuição Multimodal (CDM). No ano passado, a Katoen Natie anunciou investimentos para a ampliação deste terminal em mais 700 metros com a criação de um pátio de manobras que facilitará a operação ferroviária.
Com isso, será possível o recebimento de até duas composições de 65 vagões por vez, e em poucos meses, o terminal terá capacidade para operar 10.000 TEUs (contêineres de 20 pés) por mês na entrada e saída no CDM.
O terminal está capacitado para operações de produtos químicos e petroquímicos, bens de consumo, automotivos e cargas gerais, sendo que a Katoen Natie objetiva também operações com cosméticos, produtos farmacêuticos e alimentícios.
A operação ferroviária iniciou-se em março de 2008, ocasião em que também se estabeleceram os primeiros depots de contêineres das principais companhias de navegação. Em função disso, foram construídas estações de lavagem e de reparo de contêineres, agregando serviços indispensáveis a esse tipo de operação. No último trimestre foram transportados pelo ramal ferroviário, 6.000 TEUs, relacionados à carga de importação.
Entre os investimentos, também estão a ampliação do pátio de contêineres de 15 para 45 mil metros e a ampliação da área de armazenagem para 45 mil metros quadrados.
Com know-how, infra-estrutura e equipamentos para receber, armazenar, controlar e expedir produtos embalados ou a granel, o Centro de Distribuição Multimodal (CDM) de Paulínia, permite agregar soluções de serviços especiais.
“Nosso serviço é diferenciado na região, agregando valor e gerando economia de escala, tanto para os clientes, quanto para os armadores e companhias ferroviárias”, revela o Diretor Comercial da Katoen Natie, Eduardo Leonel.
De acordo com Leonel, a multinacional possui disponibilidade de armazenagem e pode oferecer a gestão de transporte para entrega dos produtos, como cargas completas ou fracionadas, conforme demanda do cliente.
O CDM Paulínia conta com a seguinte infra-estrutura:
• 720.000 metros quadrados de área;
• Armazéns com capacidade para mais de 40.000 paletes;
• Pátio para contêineres;
• Silos para armazenagem, homogeneização, blendagem e embalagem de produtos petroquímicos;
• Linhas de embalagem automatizadas FFS ( Form Fill and Seal), sacos valvulados, big bags e octabins para produtos petroquímicos granulados e em pó;
• Equipamentos para peneiramento de produtos
• Equipamentos para (des) carregamento de contêiner Seabulk;
• Ramal ferroviário próprio com bitola mista.
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