Metrô pede mais educação aos usuários

Estação Sé, em São Paulo (SP), 7h desta quarta-feira. Movimento intenso e cenas de descortesia entre alguns passageiros durante o embarque e desembarque dos trens. Empurrões e até xingamentos são observados devido à superlotação. Para amenizar esses tipos de conflitos urbanos, o Metrô lança nesta quarta-feira campanha para conscientizar os usuários.


A intenção é incentivar a adoção de comportamentos que podem melhorar o convívio nas estações e agilizar a circulação dos trens. A idéia é despertar o usuário para a prática de atitudes mais solidárias no sistema, explica Wilmar Fratini, gerente de Operações do Metrô.


Durante a campanha, 18 atores se revezarão em grupos fazendo esquetes teatrais nas estações mais movimentadas do sistema. Os atores simularão situações para incentivar as pessoas a agirem de forma segura, correta e educada.


Serão quatro os temas encenados: organização do embarque e desembarque, respeito ao atendimento e aos assentos preferenciais, agilização do fluxo nas escadas rolantes e incentivo à compra antecipada de bilhetes ou cartões de embarque.


Na Sé, por onde passam 755 mil pessoas por dia, o intervalo entre os trens é de 101 segundos no início da manhã. Apesar disso, um mar de gente se forma nos horários de pico. Megafones são utilizados pelos funcionários para orientar os passageiros. As escadas rolantes também foram desligadas para reduzir o tempo de chegada à plataforma.


Foi difícil não sofrer alguns empurrões no embarque e algumas cotoveladas dentro do trem lotado. Um passageiro começou a gritar “são todos uns animais” em protesto ao ser empurrado no embarque, contou o morador Leonardo Mattos.

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Fonte: Portal Terra

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