Apenas uma empresa, a italiana Ansaldo Breda SPA, se habilitou ontem, na Comissão Central de Concorrências (CCC), da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para concorrer à licitação de 20 trens para o Metrofor. O equipamento a ser adquirido pelo governo cearense será destinado à Linha Sul do metrô de Fortaleza — que liga a Estação João Felipe (no Centro) à estação Vila das Flores (em Maracanaú). O valor estimado para aquisição das unidades, publicado no edital, é de R$ 240,353 milhões.
Segundo a vice-presidente da CCC, Maria Betânia Sabóia Costa, o anúncio de Fortaleza como subsede da Copa de 2014 e o fato de existir só uma empresa candidata a fornecer os equipamentos, deve servir para que o processo licitatório “seja célere”, comentou Betânia.
Linha para o Castelão
Para ela, um evento esportivo do porte da Copa deve motivar o governo a construir uma nova linha de metrô, interligando o Aeroporto Internacional Pinto Martins ao Estádio Castelão (3,5 km de distância). Segundo Betânia, agora, os envelopes de habilitação e a proposta comercial dos trens da linha Sul seguem para a análise de técnicos da Secretaria de Infra-estrutura do Estado do Ceará (Seinfra) e do Metrofor. Em seguida, o resultado da fase de habilitação será divulgado em audiência pública, com data a ser definida. Para o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, o trecho que interliga as estações São Benedito (no Centro) até Vila das Flores deve ser entregue até dezembro de 2010. A empresa participante, Ansaldo Breda SPA, foi uma das fábricas visitadas pelo governador Cid Gomes, no último mês de março, durante viagem com o secretário da Infra-estrutura, Adail Fontenele e com o presidente do Metrofor, para conhecerem novas tecnologias para veículos rodantes. A empresa é conhecida no mercado europeu por fornecer equipamentos semelhantes, em países como Itália, Espanha e Turquia. O representante da Ansaldo Breda SPA no Brasil, Francisco Paiva, disse apenas que os equipamentos oferecidos pela empresa referem-se a “trens de fabricação italiana com tecnologia há anos usada na Europa”. Conforme especificado no edital, os trens devem ter como características: capacidade para transportar até mil passageiros, fabricação em alumínio ou aço inox, ar-condicionado, salão para fluxo de passageiros, suspensão pneumática e aceleração metroviária. Paiva afirmou que a proposta entregue à CCC procurou atender às exigências.
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