FCA apóia projeto de VLT em Macaé

O presidente da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), Marcello Magistrini, afirmou na quarta-feira (10) que a concessionária apóia o projeto do prefeito Riverton Mussi da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Macaé, para o transporte ferroviário de passageiros. Em reunião no gabinete do secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, no Rio, o prefeito Riverton, o secretário de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira, o Jorjão, o presidente da FCA, além de Lopes, conversaram sobre o projeto.


– O VLT é um veículo moderno que acompanha o crescimento da cidade e visa ligar, por meio da linha ferroviária, o norte ao sul de Macaé. Estamos buscando todas as parcerias necessárias para implantar essa alternativa no transporte de passageiros de Macaé e a reunião com a FCA foi importante para avançarmos na questão da utilização dos trilhos, já que a FCA é a concessionária – afirmou o prefeito.


Riverton solicitou ao presidente da FCA a utilização dos trilhos no trecho da linha férrea que corta a parte urbana de Macaé para a utilização do VLT. O presidente da FCA disse que “vê com bons olhos” o projeto.


– A FCA vai apoiar o projeto, que é de iniciativa da prefeitura com o governo estadual. Todo esse projeto deve ser assessorado e validado pela Agência Nacional de Transporte Terrestre, a ANTT, que faz a regulamentação nesse caso porque a FCA é uma concessionária de transporte de carga, não é transportadora de passageiros. Estamos criando uma nova possibilidade que deve ser encaminhada e trabalhada com a ANTT – comentou Magistrini.


Para agilizar o processo, o secretário de Estado de Transportes agendou para a próxima terça-feira (16) viagem à Brasília para encontro com o presidente da ANTT. O prefeito Riverton Mussi não poderá ir porque é o anfitrião da Brasil Offshore, a terceira maior feira de petróleo do mundo e na terça-feira acontece a abertura do evento. O secretário de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares, vai representar o prefeito; o presidente da FCA também vai à reunião.


Júlio Lopes, que desde o início apóia o projeto do VLT em Macaé, analisou que esse tipo de transporte ferroviário é feito para convivência urbana. “Percebemos que não há problema de colocar o VLT no trecho de Macaé”, comentou Lopes, que no dia anterior (terça-feira) vistoriou com o prefeito os 23 quilômetros da linha férrea onde o estudo definiu que o trem de passageiros pode ser implantado.


ELO – De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Jorge Siqueira, a reunião desta quarta foi a mais importante desde que a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos começou a ser discutida. “Percebemos que o presidente da FCA também está disposto a colaborar, era o que faltava para fechar esse elo”, comentou Jorjão.


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) também já sinalizou, segundo Jorge Siqueira, positivamente ao projeto. “O Dnit enviou ofício ao Estado e à prefeitura concordando com o projeto desde que fosse conversado com a FCA, o que estamos fazendo hoje (quarta)”, salientou Jorjão.


Prefeito pede oficialização de passagem de nível


O prefeito Riverton Mussi também solicitou ao presidente da FCA a oficialização da passagem de nível em frente ao Parque da Cidade, na ligação com a Linha Vermelha. “É importante que a passagem de nível em frente ao Parque da Cidade seja oficializada. Outro projeto é a construção de uma ciclovia entre a ferrovia e as residências”, frisou.


Marcello Magistrini disse que a oficialização da passagem de nível será um trabalho em conjunto. Outra solicitação para a FCA foi a retirada dos trilhos que saem da antiga Estação Central e ligam à Petrobras, que não são mais usados. “Essa retirada é fundamental para o trânsito”, explicou o prefeito.


Linha férrea é vistoriada em 15 bairros


A vistoria da linha férrea, na terça-feira, de Riverton, Julio Lopes, técnicos da FCA e Jorjão, foi feita no trecho de Cabiúnas a Imboassica com um auto-de-linha. Os trechos dos 15 bairros que cortam a linha férrea foram vistoriados: Lagomar, São José do Barreto, Ajuda, Barra, Botafogo, Centro, Miramar, Visconde, Cajueiros, Riviera, Praia Campista, Bairro da Glória, Cavaleiros, Lagoa e Imboassica. Pelo modelo de VLT estudado, uma composição terá dois vagões, que devem funcionar em uma velocidade de 30 quilômetros por hora. Também participaram da reunião o subsecretário Estadual de Transportes, Sebastião Rodrigues, técnicos e diretores da secretaria Estadual e a diretora de Desenvolvimento de Negócios da FCA, Silvana Alcântara de Oliveira.

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Fonte: ABN

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