O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que as obras do metrô de Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza – todas administradas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), do Ministério das Cidades – parecem puxadas por tartarugas. O fogo amigo foi disparado pelo presidente durante evento, ontem à tarde, para lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltado para obras de combate a enchentes em todo o país. Ao criticar a lentidão de alguns programas financiados pelo governo federal em razão do excesso de burocracia imposta por órgãos de fiscalização – como o Ministério Público e os tribunais de contas -, Lula citou os projetos de ampliação do metrô das três capitais geridos por um órgão do seu próprio governo.
“O metrô de Salvador, pelo amor de Deus, o metrô de Fortaleza, o metrô de Belo Horizonte é uma coisa, sabe, parece puxado à tartaruga”, discursou o presidente para uma platéia composta por prefeitos, inclusive o de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), e o de Salvador, João Henrique (PMDB). “E não é por falta de dinheiro. Sempre parece uma coisinha para dizer: aqui tem um erro”, acrescentou Lula, se referindo à paralisação de diversas obras da União por supostas irregularidades. Questionado sobre os comentários do presidente Lula, o prefeito Marcio Lacerda preferiu se esquivar da polêmica. De acordo com ele, a situação do metrô da capital mineira é diferente dos projetos de Salvador e Fortaleza, onde existiriam pendências com a Justiça para o andamento das obras. Em Belo Horizonte, conforme o prefeito, desde o início, o problema é o recurso insuficiente transferido pelo governo federal para finalizar as linhas 2 e 3 do metrô.
Investimentos – O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) previu, em janeiro de 2007, o investimento de R$ 186,3 milhões para o trem urbano da capital. O montante seria escalonado em três anos, no entanto, conforme matéria de O TEMPO de janeiro passado, a parcela referente ao ano passado não foi destinada ao MetrôBH, unidade regional da CBTU. O valor estipulado para 2008 era de aproximados R$ 50 milhões. A expectativa é que os recursos do PAC sejam usados na conclusão dos projetos das linhas 2 (Barreiro/Santa Tereza) e 3 (Savassi/Pampulha) do metrô.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Volume – Passageiros: de acordo com o MetrôBH, a média de passageiros transportados por dia na linha Eldorado/Vilarinho é de 160 mil pessoas. Se todas as obras fossem feitas, esse número subiria para 800 mil.
Seja o primeiro a comentar