Interessada em ampliar as relações com a Bahia, especialmente na área de infra-estrutura e mineração, chegou a Salvador, nesta terça-feira (30), a missão chinesa da República Autônoma de Guangxi Zhuang. Recepcionada pelo presidente do Promo – Centro Internacional de Negócios da Bahia, Ricardo Saback, a missão é composta por 15 representantes da província do sul da China, incluindo lideranças empresariais e de governo, entre eles executivos de grandes empresas, como a Dameng (empresa multinacional de mineração) e Guangxi Coastal Railway (maior empresa de transporte da região, que opera a rede de ferrovias e três portos).
“A China é hoje o principal parceiro comercial da Bahia”, afirmou o presidente do Promo, Ricardo Saback, ao recepcionar os chineses, apresentando as oportunidades de negócios e parcerias para investimentos, principalmente a partir dos projetos de instalação da Ferrovia Oeste-Leste e do Porto Sul, em Ilhéus, para escoamento da produção de minério e da agroindústria, salientando que “o Governo Federal e o Governo da Bahia vêm investindo muito para recomposição das ferrovias e portos para impulsionar o desenvolvimento”. Ele também apresentou a estrutura de funcionamento do Promo, que atua a 40 anos, colocando a instituição à disposição para intermediar as negociações e os acordos de cooperação.
“Estamos interessados em fazer parceria com a Bahia pela similaridade entre as nossas regiões. Assim como a Bahia, Guangxi é forte em mineração, agricultura, turismo e também tem aporte na área de equipamentos, de produtos químicos e da indústria automobilística, além do clima muito parecido e dos investimentos em expansão da infraestrutura para o desenvolvimento”, afirmou a chefe da missão, Wong Sining, diretora-adjunta da Comissão de Administração das Empresas Estatais de Guangxi Zhuang. A região autônoma da China tem PIB de U$ 108 bilhões e uma população de 51 milhões de habitantes.
Seja o primeiro a comentar