O novo vagão HNE, especifico para descarga de lastro (brita / escória), teve sua chegada a Tubarão na segunda-feira (15/06), à Oficina de Vagões, para atender a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).
O vagão protótipo (cabeça de série) foi embarcado na sexta-feira (12/06), e seu deslocamento foi por via rodoviária de Hortolândia para Tubarão, priorizando a integridade do vagão devido o mesmo portar diversos componentes eletrônicos, sujeitos a vandalismo.
O vagão HNE vem com atribuição de otimizar o processo de recomposição de lastro da ferrovia, gerando melhoria nos quesitos de Segurança Operacional, Agilidade na Descarga de Lastro (Brita), Eliminação de Acidente Pessoal, Eliminação de Desperdício de Recursos.
O treinamento ocorreu no complexo de Tubarão, sendo parte realizada na sede da Via Permanente e parte na Oficina de Vagões, ministrado pelos fornecedores Amsted Maxion (fabricante do vagão), FTA (representante da Maxion em Vitória), Miner (fornecedora do sistema de comporta), Winco (representante da Miner no Brasil), e contou com a presença de diversas gerências envolvidas no projeto.
O vagão apresentou um bom desempenho durante o teste na função de sua aquisição, gerando melhoria no processo de descarga de brita, na ferrovia, abaixo relacionado:
• Eliminação do contato direto dos trabalhadores com o vagão, devido a descarga ser controlada remotamente na distancia máxima de 70 metros.
• Devido ao uso de comportas, com descarga direcionada e regrada, houve a eliminação do uso de dormente para o nivelamento do excesso da brita descarregada no processo antigo com o vagão HAD.
• Redução no consumo de brita para recomposição nos pontos fracos de lastro na ferrovia (descarga direcionada).
• Esmerilhamento não será comprometido nos pontos onde foram descarregados lastro, pois a nova descarga mantém o perfil dos trilhos livre de brita.
• A capacidade de transporte do vagão HNE é de 45m³, substituindo 3 (três) vagões HAD de 15m³, reduzindo a frota.
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