RJ diz que Linha 3 do Metrô vai sair

Dez anos depois de o estudo de viabilidade técnico-econômica da Linha 3 do metrô ter sido encomendado pelo governo do estado, a Secretaria estadual de Transportes garante: em um prazo máximo de 90 dias será instalado o canteiro de obras que dará início à construção do metrô em Niterói. O trecho — cujas licenças ambiental e de instalação para o início de obras foram aprovadas mês passado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) — corresponde a 12 estações entre o Barreto e Guaxindiba, em São Gonçalo. Promessa de campanha do governador Sérgio Cabral, o anúncio do início das obras é agilizado em ano pré-eleitoral, mesmo com problemas pendentes. A secretaria admite que, apesar de haver recursos para o começo dos trabalhos, ainda não há levantamento das moradias ao longo do trecho a serem desapropriadas e indenizadas. O órgão também negocia com o Inea a redução de cerca de R$ 1 milhão do valor a ser pago em compensações ambientais.


Dentro e em frente à antiga estação do Barreto, por exemplo, moram três famílias cujo aluguel é pago à Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (antiga Flumitrens e CBTU). Outras casas em São Gonçalo, ainda não catalogadas, estão próximas à linha, cujo trajeto será usado pelo metrô de superfície. Um dos moradores é o aposentado Ademar Gonçalves, de 71 anos, 33 como manobreiro da antiga companhia de trem: — Há um ano colaram um papel na minha porta informando que a obra ocuparia 15 metros para cada lado da linha do trem, isto é, até a metade da minha sala. Um advogado da Central me disse que especulavam R$ 30 mil de indenização. Não quero sair da casa onde moro há 30 anos. Não fui notificado de nada ainda.


Na última quarta-feira, técnicos da empresa Akoeli Tecnologia, contratada pelo governo, estiveram no local realizando o levantamento topográfico do trecho, incluindo a Rua Maurício de Abreu. O serviço começou há duas semanas a partir das antigas oficinas da Leopoldina, hoje, entrada da favela Buraco do Boi. Segundo o topógrafo Carlos Martins, já foram feitas medições de dois quilômetros dos 15 que compõem todo o trecho, até Guaxindiba.


O projeto da Linha 3, elaborado na época por meio de um financiamento do BNDES de R$ 3,5 milhões, no entanto, será alterado. O trecho final de 12 quilômetros da linha, de Guaxindiba até Itaboraí, foi descartado, segundo a secretaria, por falta de demanda. O túnel subaquático que ligaria as estações de Araribóia, no Centro de Niterói, até o Largo da Carioca, no Rio, também foi deixado temporariamente de lado.


O trecho entre o Centro de Niterói e o Barreto depende de negociação com a prefeitura.


Na gestão anterior de Jorge Roberto Silveira, o projeto não foi aceito pelo município, que combateu os trilhos suspensos, passando sobre a Avenida Visconde do Rio Branco. Ele, então, sofreu modificações, e o trecho foi incluído como subterrâneo, o que levou a questionamento do Tribunal de Contas da União. O secretário municipal de Serviços Públicos, Trânsito e Transporte, José Roberto Mocarzel, explica que, em reunião realizada no início de junho com o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, foi apresentado um projeto com o desenho do arquiteto Oscar Niemeyer para a instalação de uma estação intermodal em terreno próximo ao Terminal João Goulart: — Ainda não temos previsão de início da construção do estação, mas lá será o ponto de partida e é importante que o estado já inicie as obras. Resolvemos a questão da linha aérea que causaria transtornos no Centro. Já existe acordo para o trajeto ser feito por superfície pelo Caminho Niemeyer até a chegada à Avenida Feliciano Sodré, onde a linha será suspensa até o Barreto. Falta trabalharmos a desapropriação de três terrenos neste trecho. É a opção mais barata e funcional.


Júlio Lopes afirma que o investimento está garantido com R$ 50 milhões do Ministério da Cidade e R$ 12,5 milhões do governo do estado.


Outros R$ 400 milhões do governo federal deverão ser liberados ainda este ano. A previsão orçamentária inicial para toda a obra era de R$ 2 bilhões. A promessa é de que a Linha 3 beneficie 350 mil passageiros.


— Não haverá problemas para começar as obras até outubro. A secretaria assinará o termo de compromisso proposto pelo Inea, mas pedimos a redução do valor pago pela compensação ambiental. É a mesma esfera de governo que vai pagar e receber — afirma Júlio Lopes.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: O Globo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0