O presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal, Deputado Jaime Martins (PR/MG), participou no último dia 26, na Embaixada do Peru, em Brasília, de audiência com o representante daquele país andino, Embaixador Hugo de Zela, para tratar da implantação da Ferrovia Transcontinental. Além do Deputado Jaime Martins, também participaram da reunião a Deputada Marinha Raupp (PMDB/RO); o Senador Valdir Raupp (PMDB/RO) e o presidente da empresa Rey Brasil – Peru Participações Ltda, José Joaquín Torrico.
“Este projeto é muito importante para o Brasil, não apenas pelo lado geográfico, mas também para a relação entre os dois países. É um projeto de integração continental”, comentou o presidente da CVT. O deputado Jaime Martins ainda solicitou ao Embaixador a formalização de agenda com o ministro das Comunicações e Transportes do Perú, Enrique Cornejo, que virá ao Brasil no próximo dia 14 de setembro: “Queremos nos reunir com o ministro para efetivarmos um acordo de cooperação técnica entre os dois países. O objetivo será a concretização dos estudos de viabilidade, para o andamento das várias etapas do grande projeto”.
“A Transcontinental é um projeto prioritário para o governo peruano, mas para que ele tenha sucesso é necessário que os dois países coordenem seus interesses e ajam simultaneamente”, explicou o Embaixador.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Para a Deputada Marina Raupp, a reunião foi muito produtiva: “Agora vamos nos unir e trabalhar em conjunto Rondônia é um estado estratégico para o Projeto e a sua realização será como uma redenção para nós”.
A Ferrovia Transcontinental ligará o litoral do Estado do Rio de Janeiro à divisa com o Peru, passando cidades de diferentes regiõs brasileiras, como: Muriaé, Ipatinga e Paracatu (MG); Brasília (DF); Uruaçú (GO); Cocalinho, Ribeirão Cascalheira e chegando ao Nortão, com ramal em Lucas do Rio Verde. De lá, seguirá para Vilhena e Porto Velho (RO); Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Boqueirão da Esperança (AC). No país vizinho, o processo de concessão já está em fase adiantada e, ligará a divisa com o Brasil até o Oceano Pacífico.
“Se o projeto da Transcontinental sair do papel, o transporte brasileiro irá viver uma nova fase, certamente mais eficiente, uma vez que hoje ele é feito praticamente por caminhões em rodovias. A CVT tem realizado projetos que irão implantar uma nova logística de transportes para o País, onde o conceito de intermodalidade e intramodalidade serão objetivamente os conceitos adotados”, finalizou o presidente da CVT, Deputado Jaime Martins.
Seja o primeiro a comentar