A Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara Federal, por meio da Subcomissão Especial do Transporte de Passageiros sobre Trilhos nas Regiões Metropolitanas (SUBTRIRM), realizou, no último dia 25, Audiência Pública para tratar dos Sistemas Metroferroviários de Transportes de Passageiros operados no País, pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU.
“A CBTU prestou esclarecimentos sobre sistemas gerenciados pela Companhia. Especificamente para o estado de Minas Gerais, obtivemos informações sobre as três linhas que estão sendo implantadas e sobre os investimentos do PAC nas obras. Fomos informados também sobre os problemas que estão retardando a concretização das obras”, ressaltou o relator da Subcomissão, Deputado Leonardo Quintão (PMDB/MG).
Segundo o diretor-presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, Elionaldo Magalhães, é necessária uma nova logística no sistema para melhorar o andamento das obras: “A CBTU está procurando se tornar uma empresa de planejamento, para que possamos contribuir mais eficientemente com a política nacional de transportes sobre trilhos”.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O presidente da Comissão de Viação e Transportes, Deputado Jaime Martins (PR/MG), aproveitou para destacar: “É necessário que haja uma renovação conceitual na logística de transportes no País. O que o planejador, na figura de governo, tem que ter em mente são os conceitos de intermodalidade e, mais do que isso, o conceito de intramodalidade, que são subsistemas dentro do mesmo modal”.
A Companhia é operadora de cinco sistemas de transportes urbanos sobre trilhos (Belo Horizonte, Recife, Maceió, Natal e João Pessoa). Tem a missão de planejar, realizar estudos e projetos, implantar e construir sistemas sobre trilhos e operar os Sistemas de Trens Urbanos, em algumas capitais no País.
A Audiência foi objeto do requerimento n° 135/09, de autoria do relator da Subcomissão, Deputado Leonardo Quintão (PMDB/MG). Participaram da reunião, além do diretor-presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, Elionaldo Magalhães; o diretor-técnico da CBTU, Marcus Vinícius Quintella Cury e o diretor de Planejamento, Expansão e Marketing da CBTU, Raul de Bonis Almeida Simões.
Seja o primeiro a comentar