Congresso debate infraestrutura em São Paulo

A ampliação do debate sobre as ferrovias foi uma das abordagens que o consultor e um dos organizadores do 3º Congresso de Infraestrutura de Transportes (Coninfra), Jean Carlos Pejo, fez no último dia 30 de julho, durante a reunião do Comitê de Trilhos.


Quando abordado sobre a ampliação do número de palestras sobre ferrovias (17 explanações), Pejo ressaltou que “hoje tem mais técnicos procurando discutir a parte ferroviária” e que investimentos estão sendo feitos no setor, como os do Metrô de São Paulo, de Brasília, os projetos de VLT e a retomada da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro.


Os debates sobre trilhos começaram à tarde, com o painel sobre a implantação da tecnologia Maglev-Cobra (veículo urbano de levitação magnética com articulações múltiplas) no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Com o tema “As ferrovias do agronegócio no Brasil – território competitivo para poucos”, Vitor Pires Vencovsky, do Instituto de Geociências da Unicamp, destacou que os fluxos são operados por poucos agentes, e que as commodities estão sendo mais movimentadas pelas ferrovias do que os produtos manufaturados. “A ferrovia acaba sendo um trunfo para algumas empresas”.


Joaquim Aragão, da Universidade de Brasília, fez uma explanação sobre sustentabilidade fiscal e destacou a importância de assegurar a liquidez. “Bons projetos se perdem na sustentabilidade fiscal por não ter gestão”, explicou.


Os engenheiros da construtora Andrade Gutierrez, Luciana Sciarra e Ronaldo Marcatto, falaram sobre plano de atendimento a emergência em obras ferroviárias e explicaram o trabalho que está sendo desenvolvido nas obras da estação Vila Prudente, na Linha 2 (Verde) do Metrô-SP. Luciana ressaltou que um dos fatores mais importantes neste trabalho é a realização de simulados, uma maneira dos funcionários saberem como agir. “Se tivesse ocorrido esse trabalho antes do caso Pinheiros, o caso Pinheiros não teria acontecido”, defendeu Jean Carlos Pejo ao lembrar o acidente nas obras da Linha 4 do Metrô, em janeiro de 2007, quando sete pessoas morreram após o desabamento do canteiro da estação Pinheiros.


A MRS Logística também participou dos debates, com um painel sobre passagens em nível e apresentação dos resultados positivos do uso de placas de borracha em uma PN de Juiz de Fora (MG).


A Coninfra 2009 foi realizada entre 29 e  31 de julho, com apresentações sobre trem de alta velocidade e veículos leves sobre trilhos (VLT) e investimentos. O evento ocorreu no Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo.

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