No evento promovido pela AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô), a Siemens apresenta sua mais nova solução verde para atender à demanda por transporte público das cidades brasileiras escolhidas para sediar a Copa do Mundo de 2014, o Cityval. O novo modelo de Veículo Automático Leve (VAL) é um sistema totalmente automático, elétrico, integrado à cidade e modular, ou seja, ideal para o desenvolvimento sustentável em ambiente urbano.
“O Cityval possui excelente capacidade de inserção urbana, inclusive em áreas de grande população”, afirma Hélcio Aunhão, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Siemens Mobility. O Cityval poderia, por exemplo, ser implementado na futura extensão de mais de 22 quilômetros que dará continuidade ao Expresso Tiradentes, em São Paulo. “É importante ressaltar que essa solução pode se adequar a qualquer necessidade local”, completa.
Trata-se de um conceito inovador de transporte automático, resultado da parceria da Siemens com a francesa Lohr Industrie. Totalmente automatizado, o veículo não necessita de condutor e transporta até 40 mil pessoas por hora/sentido, com intervalos médios de espera de 60 segundos nos pontos de parada. A velocidade calculada é de até 80 quilômetros por hora, proporcionando redução no tempo de viagem dos passageiros.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Outra solução verde apresentada pela Siemens para o transporte público, é o Avenio, um novo conceito da companhia para veículos leves sobre trilhos, que oferece mobilidade para as cidades de hoje e do futuro. Este veículo foi desenvolvido para o cenário urbano, onde as distâncias entre as paradas são curtas e os passageiros necessitam se deslocar cada vez mais rapidamente.
Com um comprimento de até 73 metros, o novo modelo vai ser o elétrico de piso rebaixado mais longo do mundo. O Avenio foi desenvolvido a partir do modelo Combino, que está em circulação em Almada e Budapeste, em Portugal e na Hungria, respectivamente. A estrutura do veículo é construída por uma liga de aço mais leve, enquanto uma nova técnica de soldagem e a instalação de menos peças permitem uma diminuição no peso e nos custos de produção. O Avenio não será apenas o mais longo de piso elétrico em todo o mundo, mas também o mais silencioso. E será construído pela primeira vez como unidade de oito veículos para Tel Aviv, em Israel.
Palestras Siemens
Durante o evento, os visitantes poderão participar, em 26 de agosto, das 9h às 9h30 (sala 4), da palestra “Solução Verde para a Mobilidade das Cidades Brasileiras – Cityval, ministrada por Rezier Possidente, gerente de Vendas da Siemens. Das 9h30 às 10h será a vez do palestrante Juarez Barcellos, coordenador de Vendas, comandar a apresentação sobre Veículos Leves sobre Trilhos / Avenio. No mesmo dia, Marcelo Zugaiar dos Santos, coordenador de Contratos apresentará, ainda, a conferência “Driverless – Tendências”.
Serviço
A 15ª Semana de Tecnologia Metroferroviária é promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP). O evento acontece de 25 a 28 de agosto no Centro de Convenções Shopping Frei Caneca, rua Frei Caneca, 596 – Cerqueira César.
Seja o primeiro a comentar