A embarcação partiu do Porto de Busan, na Coreia do Sul, no último dia 24. Segundo a ViaQuatro, concessionária da linha, a previsão é que o trajeto seja feito em 35 dias.
Ontem, o cargueiro encontrava-se próximo a Madagascar, no sul da África, de onde seguirá para o complexo santista. O terminal onde será feito o desembarque e os detalhes da operação ainda não foram definidos, informou a concessionária. E ainda está sendo discutido como o trem será levado à Capital.
O veículo é o primeiro de 14 trens (84 carros) que foram adquiridos para a fase inicial de implantação da linha. Para a segunda etapa, estão previstos mais 15 (90 carros).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Conforme contrato assinado com o Governo do Estado, a ViaQuatro investirá inicialmente cerca de US$ 450 milhões na compra dos equipamentos e sistemas, entre eles, os trens.
Fabricados na Coreia do Sul por um consórcio formado pelas empresas Siemens e Hyunday Rotem, os trens da nova linha serão equipados com o que há de mais moderno em operação metroviária. Eles vão oferecer mais conforto para os passageiros, com arcondicionado, corredores articulados para interligação entre carros, baixo nível de ruído e som ambiente.
Conforme a ViaQuatro, a maior novidade tecnológica é o sistema driverless, que permite a operação sem a presença do condutor no trem. O procedimento é inédito na América Latina e considerado o mais seguro disponível atualmente.
A Linha 4-Amarela terá 12,8 quilômetros de extensão – com sua inauguração, São Paulo contará com mais de 74 quilômetros de metrô – e ligará a Estação da Luz, no centro da cidade, à Vila Sônia, na Zona Oeste. Os trens vão percorrer o corredor Consolação-Rebouças Francisco Morato, ao longo de 11 estações.
O início da operação está previsto para março de 2010, com as estações Paulista e Faria Lima. Até 2014, a linha estará completa.
Quando em funcionamento, a Linha 4 vai gerar mais de 2 mil oportunidades de trabalho. Desse total, cerca de 600 profissionais serão contratados diretamente pela Via Quatro. (Fonte: Jornal A Tribuna).
Seja o primeiro a comentar