Dois importantes acontecimentos marcaram o sistema metroviário do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (dia 21): as inaugurações da Estação General Osório, em Ipanema, e da conexão direta Pavuna-Botafogo. Os dois eventos tiveram a participação do presidente Lula, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, o secretário de Transportes, Julio Lopes, o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, o presidente do Metrô Rio, José Gustavo, entre outras autoridades, como ministros, secretários estaduais e municipais.
Ao lado do presidente Lula, Cabral enfatizou que o governo federal foi um importante parceiro na concretização daquilo que definiu como um sonho dos cariocas. “Esperamos trinta anos para levar o Metrô do Rio para Ipanema, mas foi preciso apenas três para concluir as obras”, disse, frisando que a Estação General Osório ficou pronta no tempo previsto, e sem nenhum registro de acidentes relevantes. Já o presidente Lula elogiou a obra afirmando que a estação está com um “visual extraordinário”, e disse que a população do Rio merece os investimentos realizados pela esfera federal. “Precisamos resgatar a auto-estima dos cariocas e levar adiante o processo de restauração da cidade, que pode ser considerada o símbolo mais visível do Brasil.”
A estação General Osório ocupa uma área de 20 mil metros quadrados a 20 metros abaixo do nível do mar. Com esta característica, especialistas já afirmam que trata-se da maior caverna urbana do país. Cerca de 80 mil passageiros/ dia deverão utilizar a nova estação. Para chegar à plataforma de embarque, os usuários vão contar com quatro acessos: Jangadeiros, Praça General Osório, Sá Ferreira e Teixeira de Melo. Este último só será aberto ao público em abril, junto com o elevador de 75 metros, que ligará a estação à comunidade do Cantagalo. “Essa obra irá unir asfalto e morro”, disse o presidente Lula, referindo-se a ao elevador que transportará os moradores até o alto do morro.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Após a inauguração da estação General Osório, as autoridades seguiram de trem até a estação Maracanã, na Linha 2. Ao som da música “Garota de Ipanema”, cantada por um pequeno coral, o presidente Lula, o presidente do Metrô Rio, José Gustavo, e o governador Sério Cabral inauguraram a conexão direta Pavuna-Botafogo, que inicialmente irá operar somente nos dias e horários de maior movimento (das 17 as 19 horas nos dias úteis). Nos dias úteis entre 5 e 8 horas, os trens vão circular somente de Pavuna até a Glória. No dia 22 de fevereiro, estão previstas a conclusão da estação Cidade Nova (que se localiza em frente à prefeitura do Rio) e o início da operação plena do novo trecho.
[galeria]Clique aqui e confira as fotos da inauguração da nova estação[/galeria]
Seja o primeiro a comentar