Diretor da ANTF rebate crítica de Lula

Não ficou sem resposta a crítica feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva às empresas concessionárias que atuam no setor ferroviário. De forma polida, o diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, defendeu os investimentos da iniciativa privada na malha nacional nos últimos anos. Procurado pelo PortoGente na última semana, ele custou a acreditar nas declarações que Lula deu em uma solenidade em Cubatão (SP). Depois, apresentou alguns números para tentar colocar “panos quentes” na polêmica.


“Mas o presidente Lula disse isso mesmo? Bem, se sim, e eu admito que não vi o vídeo até o momento, posso dizer que Lula está certo, sabia? É verdade que as ferrovias não foram privatizadas. Elas foram arrendadas por determinado período de tempo. Privatizar é vender, o que não foi o caso. Talvez o presidente tenha dito de uma outra forma, mas enfim, as empresas concessionárias investiram R$ 30 bilhões na malha desde que ocorreram as concessões, sendo R$ 20 bilhões em infraestrutura e R$ 10 bilhões em impostos. Mudamos um cenário estagnado”.


Segundo o presidente Lula, os governantes sempre negaram o Estado e diziam que a única solução era privatizar todas as empresas brasileiras. Vários setores foram privatizados […] as ferrovias não foram nem privatizadas, as ferrovias foram dadas a determinados grupos empresariais que não fizeram os investimentos necessários”, bravejou o petista.


Rodrigo Vilaça diz estranhar a declaração de Lula porque foi justamente no período em que o petista assumiu o comando do Brasil que o setor ferroviário completou seu ciclo de renascimento. O diretor-executivo observa que a União não tinha condições de, no final dos anos 1990, seguir administrando as ferrovias nacionais, pois isso demandava uma série de recursos não disponíveis nos cofres públicos. Por isso, a contribuição do governo FHC foi mudar o modelo. E no governo de Lula, os frutos foram colhidos.


“São momentos distintos do Brasil que não acho justo compararmos, pois cada um teve sua importância e necessidade. A iniciativa de levar as ferrovias, assim como a mineração, a siderurgia, a telefonia e os terminais portuários à iniciativa privada foi acertada porque a perspectiva de melhoria era nenhuma, zero. A gestão pública era ineficiente, deficitária e não trazia benefício algum ao usuário. Hoje, é evidente que problemas ainda existem, até porque saímos do nada e evoluímos muito, mas nós estamos trabalhando duramente para melhorar e equacionar os problemas”.


Confira Vídeo

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Porto Gente

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*