No próximo mês, o Iraque lançará um edital para a construção de um porto ao sul de Basra, avaliado em US$ 6 bilhões, que inclui a implantação de 8.000 km de linhas ferroviárias de carga. Com este empreendimento, o país pretende competir com o Canal de Suez, no Egito.
Está prevista também a construção de uma rede ferroviária ao redor de Bagdá, avaliada em US$ 3 bilhões. A criação de um novo porto e a extensão dos atuais 2.000 km de vias ferroviárias faz parte da modernização da infra-estrutura pública visando reaquecer a economia do Iraque, já que grandes contratos de petróleo foram assinados.
“Este porto será considerado um dos 10 mais importantes do mundo, pois conectará o Golfo com o norte da Europa”, disse o Ministro dos Transportes do Iraque, Amer Abdul-Jabbar.
O porto permitirá que os maiores navios do mundo atraquem no Iraque, já que terá 17 metros de profundidade, disse Abdul-Jabbar. As cargas descarregadas no porto seguirão por trens, alcançando a Europa em menos tempo, ao invés de serem transportadas pelo Canal de Suez, que conecta o Mediterrâneo com o Mar Vermelho.
“Isto vai mudar os conceitos da política de transporte. Este canal ferroviário será uma alternativa barata, segura e rápida”, disse Abdul-Jabbar. O porto, que se chamará “Grand Faw”, será construído em duas fases de três anos cada. Incluirá 7.000 metros de docas prontas para receber navios com contêineres. A doca para carga geral terá 3.500 metros.
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