A JR-East, a maior operadora estatal ferroviária do Japão, anunciou ontem (2) que se juntará ao grupo japonês que participará da licitação para construir e operar o trem-bala brasileiro, avaliado em US$ 18 bilhões.
A empresa ferroviária considerou participar no design e na manutenção da linha, e ainda oferecerá treinamento para os futuros funcionários, caso haja solicitação do governo brasileiro, conforme disse Satoshi Seino, presidente da JR-East, ontem em Tóquio.
A JR-East, juntamente com a Central Japan Railway Co., começou a focar no comércio exterior, uma vez que a demanda interna diminuiu. A construção do trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro deve começar a partir do segundo semestre de 2010, disse Bernardo Figueiredo, da ANTT, em setembro do ano passado.
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É possível que empresas como Mitsui Co., Mitsubishi Heavy Industries Ltd., Toshiba Corp. e a Hitachi Ltd. convidem a JR-East ou a JR-Central para a licitação do TAV brasileiro, publicou o portal Nikkei no dia 2.
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