Dentre as novidades do PAC 2 está o trem-bala ligando Curitiba a São Paulo. Mas, para entrar nos trilhos, o projeto dependerá de recursos estimados em US$ 6 bilhões – mais que o dobro da soma de todos os recursos federais previstos para o Paraná pelo programa até 2014: R$ 5 bilhões.
O que o PAC 2 prevê, por enquanto, é a alocação de recursos para estudos e a elaboração do projeto da segunda linha do Trem de Alta Velocidade (TAV), ligando Curitiba à capital paulista, conforme consta no Plano Nacional de Viação, do Ministério dos Transportes.
O plano original prevê uma linha entre Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro. Em junho, o governo deve lançar o edital para licitação do trecho, com um ano e meio de atraso – a previsão inicial era para dezembro de 2008.
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O ramal paranaense deve ter como base o estudo desenvolvido pelo Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), que estima o custo para a implantação do trecho.
O projeto prevê partidas de hora em hora, das 6 às 22 horas, todos os dias, entre as duas capitais. A velocidade do trem-bala chegaria a 300 quilômetros por hora e a viagem de 360 quilômetros seria feita em 1 hora e 40 minutos.
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