A América Latina Logística (ALL) empresa que detém a concessão da Ferronorte emitiu nota oficial onde admite como previsão para inauguração do trecho até Rondonópolis para julho de 2012. O projeto original prevê a interligação de Mato Grosso à Rede Ferroviária Nacional, mas a empresa não consegue tirar os trilhos de Alto Araguaia, município distante mais de 500 quilômetros de Cuiabá, há quase 8 anos.
A nota foi emitida por Deise Silveira, da Gerência de Comunicação e Responsabilidade Corporativa da ALL, após publicação de A Gazeta de que o Estado faz gestões para que a obra seja retomada diante da falta de cumprimento em cláusulas do contrato da ALL com a União. Na nota oficial a ALL Malha Norte esclarece que celebrou, em 2008, um Termo Aditivo ao seu Contrato de Concessão segundo o qual se comprometeu em construir o novo trecho ferroviário entre Alto Araguaia e Rondonópolis. Em virtude do elevado atraso na concessão das licenças governamentais necessárias, principalmente, licenças ambientais, a ALL estima que finalizará a construção do novo trecho em julho de 2012 (desde que todas as licenças ambientais sejam concedidas pelo IBAMA ainda em 2010, sem a existência de condicionantes).
Adicionalmente, a ALL esclarece que tem maior interesse no desenvolvimento do setor ferroviário de Mato Grosso e que está adotando todas as medidas para agilizar a construção do novo trecho ferroviário. Por último, a empresa informa possuir previsão expressa lhe garantindo exclusividade para construir outros trechos ferroviários de Cuiabá até Santarém (PA) sendo necessária a celebração de acordo entre a companhia e a ANTT para estipular cronogramas e efetivar análise de viabilidade para futuras construções ferroviárias em áreas vinculadas ao seu Contrato de Concessão.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar