A Alstom entregou, na segunda-feira (12), a primeira locomotiva a diesel Prima BB 475400 à operadora estatal francesa SNCF. O contrato fechado em 2004 por US$ 1,13 bilhão para o fornecimento de 400 máquinas, que devem estar todas em operação a partir de 2015.
Em um consórcio com a Siemens, a Alstom é responsável pela fabricação da caixa da locomotiva, sistema de freio, cabine, além dos truques e motores de tração. Já a alemã Siemens focou-se no desenvolvimento do equipamento elétrico, enquanto a MTU forneceu os motores R43, que geram 2400kw de potência, 20% mais poderosas que a versão R41, ainda respeitando os padrões europeus de emissões de gases poluentes. A tração de partida da locomotiva também aumentou 300 Kn, dando mais capacidade de tração aos trens e otimizando o custo de carga transportada.
Desde março de 2007, a Alstom entregou 99 locomotivas com motor R41 para a SNCF, além de outras 33 máquinas que são usadas na França e Alemanha. As locomotivas a diesel Prima já em operação percorreram 14 mil km em território francês, desde que foram implantadas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar