A JPMorgan está apostando nas operadoras ferroviárias de carga norte-americanas, como Union Pacific, CSX Corp. e Norfolk Southern, após o mega-investidor Warren Buffet comprar a Burlington Nothern Santa Fe (BNSF).
Os US$ 1,5 bilhão em verbas da JPM Global espera que as companhias se beneficiem ao transportarem carga pela ferrovia, e não pelos caminhões, para reduzir custos de combustível e emissão de poluentes, disse Peter Kirkman, gerente responsável pela liberalização das verbas. As ferrovias emitem menos diesel por tonelada útil que os caminhões, dando às operadoras uma vantagem quanto à eficiência de consumo.
“O policiamento governamental continuará a se mover por questões ambientais”, disse Kirkman em entrevista por telefone. “Movimentar carga por trem, ao invés dos caminhões, é altamente vantajoso”.
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As expectativas pela ferrovia norte-americana cresceram após Warren Buffet comprar, por US$ 27 bilhões, a BNSF, considerada a segunda maior operadora dos EUA.
Repercussão Econômica
A Union Pacific, operadora com a maior frota de locomotivas do país, prevê para este ano crescimento no setor de carga, além de uma maior demanda para o transporte de commodities, conforme a economia norte-americana voltou a crescer.
O volume ferroviário norte-americano, considerado indicador líder para as condições econômicas, ganhou 1,5% até o final de março deste ano, de acordo com a Association of American Railroads (AAR), repercutindo a queda de 16,2% ocasionada em 2009.
“Existem apenas quatro players principais, então é um mercado relativamente pequeno”, disse Kirkman. “O transporte de carga crescerá ainda mais”.
A Union Pacific caiu 0,2% na Bolsa de NY esta terça-feira (6), e sua ação vale US$ 73,64. Neste ano, a operadora cresceu 15%. A CSX cresceu 8,2%, enquanto a Norfolk Southern avançou 9,9%.
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