Logo após a operadora estatal espanhola Renfe lançar o edital para o fornecimento de 10 trens de alta velocidade para o trecho Espanha-França, seis grandes multinacionais demonstraram interesse. São elas: Alstom (França), Siemens (Alemanha), Bombardier (Canadá), as espanholas Talgo e CAF e, por fim, a italiana AnsaldoBreda.
Cada trem oferecerá de 500 a 800 lugares, e correrá a pelo menos 300 km/h, preparado para os sistemas de sinalização dos dois países. Através de uma empresa conjunta, as operadoras Renfe e SNCF (França) pretendem lançar ramos entre Madrid e Paris, via Barcelona e Lyon. O mercado para estes 10 trens ascendeu para US$ 361,73 milhões.
A Renfe exigirá que 20% da carga deverão ser atribuídos para as oficinas de sua divisão industrial Integria. De acordo com as especificações do edital, a francesa Alstom tem maior preferência para ganhar a licitação, devido à sua experiência com o TGV Duplex 2N2.
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