A multinacional francesa Alstom divulgou seus resultados entre abril de 2009 e março de 2010, afirmando que obteve “excelentes resultados operacionais”. A empresa faturou US$ 26 bilhões neste período e seu resultado operacional foi de US$ 2,38 bi recordes, o que significa um aumento em 5% e 16% respectivamente.
Todavia, o setor que melhor progrediu do grupo foi o de Energia. Houve um aumento de 6% na divisão Power, enquanto o setor de Transporte subiu apenas 1%. A empresa afirma que a recessão econômica afetou seus negócios, com pedidos registrados em US$ 19,8 bilhões, 39% a menos que o mesmo período do ano passado. Em 31 de março, a carteira de pedidos atingiu US$ 52,3 bilhões, 7% a menos que 2009.
A Alstom Transport recebeu pedidos de diversos países, como trens regionais para França e Alemanha, trens de subúrbio na França, metrôs para o Brasil (foram 16 entregues somente para a Linha 2 – Verde, que vai do Sacomã à Vila Madalena, em São Paulo) e Países Baixos. A empresa também vendeu VLTs (Veículo Leve sobre Trilhos) para a cidade de Brasília e países como Marrocos e França, sem contar os contratos de sinalização e manutenção.
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A multinacional afirma obter “sólida estrutura financeira”, com fluxo de caixa livre de US$ 244,5 milhões alcançados entre 2009 e 2010. O patrimônio líquido da empresa passou de US$ 3,8 bilhões para Us$ 5,42 bilhões em 2010, devido ao elevado lucro líquido atingido.
Por fim, no início de março a Alstom francesa assinou um contrato com a fabricante russa Transmashholding (TMH), para um projeto de parceria estratégica. Este convênio será finalizado após a assinatura dos documentos e liberação das autorizações.
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