A companhia inglesa FirstGroup colocou sua divisão ferroviária, a GB RailFreight, à venda. Tal decisão atraiu diversas companhias européias e do Reino Unido, de acordo com o jornal Financial Times.
A venda planejada da GB Railfreight faz parte da consolidação crescente do transporte ferroviário de carga europeu, que viu diversas companhias sendo vendidas a preços altos.
Estão disputando pela compra a operadora estatal francesa SNCF, Eurotunnel, que realiza o trajeto de alta velocidade entre França e Inglaterra através do Canal da Mancha, e a Freightliner, a segunda maior companhia de ferrovia de carga no Reino Unido.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O FirstGroup procurou reduzir seus débitos desde a aquisição da Laidlaw International, feita em 2007 por US$ 3,6 bilhões.
O setor ferroviário europeu assistiu diversas aquisições, na medida em que as empresas buscam se beneficiar da desregulamentação para criar redes transcontinentais.
Hoje, a operadora alemã Deutsche Bahn é líder no mercado europeu após uma série de aquisições feitas na Holanda, Dinamarca, Espanha e Reino Unido, onde ela comprou a EWS, a maior operadora de carga da região.
Recentemente, a DB comprou 49% de ações da italiana Ferrovie Nord Cargo e tomou posse da PCC Logistics, a maior operadora privada de carga da Polônia. Já a SNCF adquiriu as operações não-francesas da Veolia Transport, enquanto a Eurotunnel comprou as operações francesas da mesma empresa.
Por fim, a Freightliner, a maior transportadora de contêineres marítimos por ferrovia da Inglaterra, que foi vendida para a Arcapita por US$ 520 milhões em 2008, aparenta ser a mais cogitada para a compra da GB Railfreight.
Seja o primeiro a comentar