Acontece entre os dias 7 e 8 de junho um seminário em Caxias que tratará da retomada do transporte ferroviário em Caxias e na região.
Como o governo federal está disposto a recuperar o tempo perdido na questão das ferrovias, especialmente no sul do país, o seminário, segundo Nelson Sbabo, vice-presidente Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), discutirá o projeto e os benefícios que ele poderá trazer para Caxias e a região na questão do transporte de carga e passageiros.
Jaboticaba
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Sbabo lembra que Caxias, por sua importância econômica não pode ficar fora. O transporte ferroviário de cargas será reativado em diversas regiões do estado, mas Caxias não estaria incluída. Como em Caxias e a região o ramal ferroviário foi desativado a partir de 1977, o diretor da CIC defende como possibilidade recuperar o trecho entre Jaboticaba, no interior de Bento Gonçalves, divisa com Veranópolis, até Caxias do Sul.
Exército
O trecho é utilizado para transporte de cargas vindo de Santa Catarina. E que bastante utilizado. A sua execução foi feita pelo exército, unidade de engenharia, 1º Batalhão Ferroviário, que esteve sediado em Bento Gonçalves de 1942 a 1970. Foram feitas várias obras da arte, túneis, com destaque para um que cruza o morro de São Luiz no Vale do Rio das Antas.
Contramão
O trecho fazia parte do Tronco Principal Sul que ligaria com o resto do país, projeto do governo Vargas ainda no final dos anos 30, e com execução pela engenharia do exército. Mas com Juscelino na presidência, a partir da metade dos anos 50, o transporte ferroviário foi, aos poucos, sendo desativado para se priorizar o transporte rodoviário com a vinda das montadoras. Na verdade, o país foi na contramão da história, pois nos Estados Unidos e na Europa o transporte ferroviário sempre foi prioridade dos governantes e se constitui no mais popular e mais barato meio de transporte de massa.
Dois anos
Sbabo acredita que se o pedido de ligar Caxias com Jaboticaba for atendido, a reconstituição da linha poderá demorar cerca de dois anos. E poderá se utilizada também para a reativação do transporte de passageiros e até existe um projeto em andamento para ligar Caxias, Farroupilha e Bento Gonçalves. No encerramento do seminário a CIC promete enviar um documento às autoridades com as decisões tomadas.
Seja o primeiro a comentar